O Negócios pergunta. Maioria concorda com eleições presidenciais a 18 de janeiro
O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a possível data das eleições presidenciais.
Marcelo Rebelo de Sousa admitiu, na semana passada, que deve marcar as eleições presidenciais para o dia 18 de janeiro. “Tenho uma data em mente para a qual me inclino que é dia 18 de janeiro e se assim for terei que marcar as eleições até 18 de novembro”, afirmou o Presidente da República, em Sesimbra.
Se as presidenciais forem marcadas para 18 de janeiro, uma eventual segunda volta, que por lei acontece três semanas depois, calhará em 8 de fevereiro. Se as eleições fossem em 25 de janeiro, a segunda volta calharia em 15 de fevereiro, que em 2026 será domingo de Carnaval.
Todas as dez anteriores eleições presidenciais em democracia realizaram-se em janeiro, excetuando as duas primeiras após o 25 de Abril de 1974, para as quais a Constituição de 1976 estabelecia prazos especiais, associadas ao início e termo da primeira legislatura.
A maioria dos inquiridos no canal de WhatsApp do Negócios concorda com a data avançada por Marcelo Rebelo de Sousa. Entre as 150 respostas obtidas, 89 são a favor do dia 18 de janeiro para as eleições presidenciais, enquanto 10 não considera uma boa data.
Há ainda 10 leitores que preferiam 25 de janeiro para a realização do sufrágio e 41 não tem opinião sobre o assunto.

O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
Mais lidas