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Um "site", um livro, uma revista

Não se deve esperar que um empreendedor que lança um nova marca seja um perito em "design". Mas convém que tenha algumas noções para conseguir escolher melhor o logo que vai ser o "cartão de visita" da empresa, produto ou serviço no...

14 de Janeiro de 2010 às 14:30

Um "site"

Como construir um "logo"


No blogue “Six Revisions”, em sixrevisions.com, pode ler um texto sobre regras básicas para construir um logotipo.



No blogue “Six Revisions”, em sixrevisions.com, pode ler um texto sobre regras básicas para construir um logotipo.

Não se deve esperar que um empreendedor que lança um nova marca seja um perito em "design". Mas convém que tenha algumas noções para conseguir escolher melhor o logo que vai ser o "cartão de visita" da empresa, produto ou serviço no contacto com fornecedores e clientes. O blogue "Six Revisions" (sixrevisions.com), que se dirige a "designers" e profissionais que trabalham no desenvolvimento de "sites" para a Internet pode dar uma ajuda.

Intitulado "5 branding basics every logo designer should know" ["5 coisas coisas básica sobre construção de marcas que todos os desenhadores de logotipos deviam saber"], um "post" colocado "on-line" há pouco dias fornece dicas baseadas na experiência da autora. Fazendo justiça ao título, o texto começa por definir o que é um logotipo e uma marca, para que fique claro que se está a falar de conceitos diferentes, frequentemente confundidos e tratados indiferenciadamente.

Depois, seguem-se os cinco ensinamentos. A investigação é um primeiro passo, que corresponde a fazer os trabalhos de casa. Segue-se que um nome forte tem que ser facilmente reconhecível, um bom "logo" tem que inspirar confiança, ser distintivo e único e tem de revelar cuidado com os detalhes.

Um livro

A diferença está no "marketing"


“Marketing Vencedor”, fala sobre empresas e marcas que venceram a crise. O livro é organizado por Paulo Gonçalves Marcos. Edição Gestão Plus

A Starbucks alterou "o significado de bebericar um café". E como é que o conseguiu? Antes de mais, os fundadores da empresa, Gerald Baldwin, Gordon Bowker e Ziev Siegel, eram puristas do café.

Mas o êxito da Starbucks é muito mais do que a soma desta tripla paixão. " É o resultado de uma estratégia de marketing verdadeiramente apurada, em que três elementos surgem em uníssono: café excelente, ambiente (físico) da s lojas e filosofia de serviço (corporizada nos funcionários da linha do atendimento, os baristas)", escreve Paulo Gonçalves Marcos em o "Marketing Vencedor".

O livro, organizado por este professor da Universidade Católica Portuguesa e que conta com a participação de 13 colaboradores, aposta em explicar os principais conceitos do "marketing" moderno através de "casos de sucesso inesperado, de fracasso inicial ou de começos bem modestos.

Entres os exemplos nacionais de produtos nacionais que se distinguiram pelo "marketing" podem-se encontrar produtos tão diferentes como o Allgarve e as águas Frize. Da mesma forma que ó o "marketing" que explica o sucesso de vendas do Toyota Prius e o fiasco do Civic Hybrid, carros com tecnologias semelhantes.

Uma revista

Os trunfos da Hyundai


No tema de capa da “Fortune”, saiba como a Hyundai está a conquistar quota de mercado e o que se planeia para contornar a decadência de Detroit.

O sector automóvel foi dos que mais sofreu com a crise financeira e a recessão económica que se lhe seguiu. Sobretudo nos Estados Unidos, onde a quebra registada na procura de veículos novos acelerou a agonia em que as grandes marcas da outrora próspera Detroit já se encontravam.

Um dos problemas essenciais está na escassa competitividade dos produtos, face a outras propostas de fabricantes que, há pouco mais de uma década, não constituíam qualquer ameaça de peso num mercado dominado pelos fabricantes tradicionais.

O tema de capa da mais recente edição da revista "Fortune" explica, precisamente, qual é a chave do sucesso da Hyundai, fabricante coreano que está a colocar o mercado mundial em sentido com a qualidade dos automóveis que constrói e uma estratégia de "marketing" agressiva.

De acordo com a revista, o ataque da Hyundai ao apetitoso e rentável mercado dos automóveis de luxo é a mais recente investida da marca num mercado de concorrência muito apertada e em mutação rápida devido à emergência das preocupações ambientais. Leia, também, na "Fortune", o que se está a planear para salvar Detroit da decadência.

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