pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", um livro, uma revista

"Sonhe mais que os outros. Pense de forma prática". Este é conselho de Howard Schultz, fundador da Starbucks, para quem se pretende lançar no empreendedorismo. Esta sugestão e muitas outras podem ser encontrada no site www.evancarmichael.com, onde...

06 de Maio de 2010 às 10:45

Um "site"

Histórias de famosos

O “site” evancarmichael.com apresenta-lhe 25 histórias de outros tantos famosos que, antes de o serem, foram empreendedores.

O “site” evancarmichael.com apresenta-lhe 25 histórias de outros tantos famosos que, antes de o serem, foram empreendedores.

"Sonhe mais que os outros. Pense de forma prática". Este é conselho de Howard Schultz, fundador da Starbucks, para quem se pretende lançar no empreendedorismo.

Esta sugestão e muitas outras podem ser encontrada no site www.evancarmichael.com, onde uma galeria de famosos conta como entrou no mundo dos negócios e quais as lições que aprenderam no caminho para o sucesso. Entre os depoimentos disponíveis encontram-se os de Ralph Lauren, fundador da marca de roupa que ostenta o seu nome, de Steve Case, da American Online, de Carlos Slim, o magnata mexicano das telecomunicações, de Guy Laliberte, criador do Cirque du Soleil e de J.K. Rowling, que transformou Harry Potter n um fenómeno de vendas.

"Qual era a pior coisa que podia acontecer? Toda a gente dizer não? E depois?", interroga a escritora inglesa, que em tempos viveu no Porto. "Quando Rowling fez o primeiro contacto com editores, apresentando-lhes o menino feiticeiro,foi recebida com uma saraivada de críticas em relação às quais ela podia fazer muito pouco.

Ela sabia que o sucesso era, muitas vezes, semelhante a um jogo e se quisesse chegar ao fim tinha que jogar pelas regras." O resultado é que o se sabe.

Um livro

Novos gestores e novo futuro

"Agarrem o Futuro", de João Ermida, é editado pela Livros d'Hoje e tem 88 páginas.

"Agarrem o Futuro", de João Ermida, é editado pela Livros d'Hoje e tem 88 páginas.

"As empresas vivem numa pressão brutal para atingir resultados impossíveis". Esta foi a afirmação de João Ermida que o Negócios escolheu para título de uma entrevista publicada há dois anos, quando o economista lançou o seu primeiro livro, "Verdade, Humildade e Solidariedade".

Na época, a crise do "subprime" encontrava-se em estado larvar e, escassos meses depois, iria atingir o seu primeiro pico com a falência do Lehman Brothers. A sucessão de ameaças de insolvências no sector financeiro e a recessão económica que se lhe seguiu não deverão ter sido surpresa para João Ermida. Na sua carreira profissional, conheceu por dentro o funcionamento de um sistema que ergueu os alicerces da maior crise global dos últimos 80 anos.

Em "Agarrem o Futuro", o antigo quadro do Grupo Santander regressa a um tema sobre o qual tem produzido reflexão a partir da sua experiência prática. O economista questiona o facto de o mundo globalizado não ter conseguido saber gerir o "stress" do crescimento e defende que será necessário que surja uma nova geração de gestores, com uma mentalidade mais solidária, que substitua o modo de estar e actuar dos anos 80.

Uma revista

O que é preciso para ter carisma

Ter carisma é algo essencial para se ser um líder, mas trata-se de uma característica que pode ser treinada. Debra Brenton explica na "Business Week".

Para se ser um bom líder executivo, é necessário ter carisma. Segundo Debra Benton, isso não significa sobrepor o estilo à substância ou o sucesso ao carácter, nem adicionar alguns milímetros aos bíceps ou branquear os dentes para ter um sorriso mais deslumbrante.

Num artigo publicado na revista "Business Week", a especialista em "coaching", fornece algumas ideias sobre como cultivar o carisma. Para Brenton, trata-se da característica que faz com que pessoas com idênticos níveis de inteligência, ambição, educação e competência acabem por alcançar graus de sucesso diversos nas suas carreiras. Com carisma, diz a consultora, é possível ser-se a pessoa mais influente numa reunião, mesmo que não se seja o elemento da organização que está sentado na cadeira do poder.

Como adquirir carisma? Debra Benton diz que as pessoas nascem com uma dose maior deste factor de atracção pessoal do que aquele que acabam por revelar. Isto sucede por causa de factores como a educação, a religião, a família ou a sociedade. Por isso, o ponto de partida a superação dos obstáculos estão, em primeiro lugar, na própria pessoa. Adoptar uma atitude aberta, agir com civilidade, saber escutar e manter a calma são alguns.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio