Um "site", um livro, uma revista
Há quem tenha ideias e pretenda concretizá-las através do lançamento de uma empresa.
Um "site"
Um centro de ideias
O "site" da revista "Entrepreneur" tem alojado um centro de ideias de negócio que pode inspirar os empreendedores.
O "business idea center" é destinado a quem procura oportunidades para se lançar na experiência de criação de uma empresa. Está alojado no "site" da revista "Entrepreneur" e apresenta, de forma organizada e que facilita a consulta, dezenas de sugestões de negócios que podem interessar a empreendedores.
As ideias, como seria expectável, são dirigidas ao mercado dos Estados Unidos. E, para utilizadores do país, a informação útil inclui uma previsão do valor do investimento inicial necessário, o que pode ajudar na elaboração de um plano de negócios.
Apesar do foco geográfico deste "business idea center", a sua consulta pode ser útil como fonte de inspiração para lançar negócios em áreas pouco inexploradas em Portugal. As ideias podem ser encontradas por sector de actividade, área de interesse do empreendedor ou a profissão que este exerce.
Um livro Um guia para a acção
Afonso Valente Baptista é assessor do conselho de administração do grupo BES. Este seu livro de estreia é editado pela Livros D'Hoje.
Para o autor, que desempenha as funções de consultor do conselho de administração do grupo BES, a possibilidade de um líder conseguir puxar para si o lado emotivo de um colaborador, passa por dar o exemplo. "O líder pode e deve ser o referencial, o guia para a acção, mas todo o grupo deve estar motivado, empenhado e disponível para aceitar a liderança pelo exemplo e ser ele próprio o protagonista desse exemplo."
Afonso Valente Baptista, que teve na guerra de Angola uma experiência motivadora para liderar em situações complexas e adversas, faz questão de sublinhar a mensagem de que o essencial são sempre as pessoas, destacando aí a importância de descobrir se há, verdadeiramente, um líder ou um potencial líder em si. Para o constatar, uma via é ler este livro.
Uma revista Amazon contra Apple?
A batalha entre a Amazon e a Apple é analisada num artigo publicado no "site" da revista "Fortune". As duas empresas estão em rota de colisão?
Nos tempos mais recentes, as duas empresas têm disputado os mesmos mercados. Exemplo: ao lançamento do iPad, a Amazon respondeu com Kindle Fire, que muitos analistas vêem como o primeiro concorrente sólido do "tablet" da Apple. E também no "cloud computing", as duas empresas estão a competir para fornecerem uma grande quantidade de aplicações de entretenimento e média para os utilizadores do seus dispositivos.
Aparentemente, tudo estaria talhado para que haja, em breve, um vencedor e um vencido nesta corrida. Mas o ponto de vista da "Fortune" é diferente. A revista afirma que, durante os próximos anos, ambas as empresas vão beneficiar com a competição e o crescimento do mercado. Para já, as diferenças de preço entre o iPad e o Kindle são um bom exemplo de que as empresas se posicionam de forma diferente na conquista dos consumidores.
Mais lidas