pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", Um Livro, Uma Revista

Na gestão dos recursos humanos, há uma tese que defende que promover a competição interna entre os trabalhadores é uma boa estratégia para obter melhorar a produtividade

26 de Janeiro de 2012 às 12:00

Um "site"

Colaboração ou competição

Um artigo no "site" da "Fortune" defende que a colaboração produz melhores resultados do que a competição interna.

Uma investigação da "Fortune" considera que este é o método seguido pela maior parte das empresas na lista das 500 maiores elaborada por esta revista norte-americana. O artigo, que pode ser encontrado no "site" respectivo, revela que grandes empresas, como a Goldman Sachs ou a Pepsi, fomentam a competição interna. E Jack Welch, antigo líder executivo da General Electric, também era um adepto.

Muitos especialistas questionam se a competição produzirá melhores resultados do que a colaboração. Um dos argumentos é o de que, num ambiente em que se promove a competição, muitos trabalhadores gastam mais tempo a pensar como hão-de conseguir superar o seus colegas, do que em encontrar as melhores soluções para superar problemas.

Também há provas de que, empregados que sabem que vão ser classificados numa lista organizada pelo critério da "performance", sentem-se condicionados e acabam por ter piores desempenhos.

Um livro

A história da MTV

A história da MTV, que começou por ameaçar tornar-se num fracasso, é contada, em livro, por quem a testemunhou.

A obra consiste, basicamente, numa sucessão de entrevistas com pessoas ligadas à história daquela estação de televisão que, da ameaça inicial de fracasso estrepitante, acabou por se transformar num canal icónico da cultura e da música populares.

O começo foi tão frustrante que Pittman refere aos autores do livro que a noite de 1 de Agosto de 1981, quando as emissões tiveram a sua estreia com o videoclip da canção "Video Killed the Radio Star", dos Buggles, terá sido a pior de toda a sua vida.

Não havia anunciantes interessados em investir na MTV, apenas tinham disponíveis cerca de cem vídeos para preencherem uma emissão que ia para o ar 24 sobre 24 horas e até na sede da empresa, em Fort Lee, na Nova Jérsia, nem sequer puderam assistir ao arranque do canal porque não conseguiram arranjar uma empresa de televisão por cabo que instalasse o serviço no local. Trinta anos depois, as aventuras e desventuras têm outro significado.

Uma revista

Os melhores "franchises"

Conheça os melhores "franchisings" para 2012 na revista "Entrepreneur".

Anualmente, a revista "Entrepreneur" edita um número especial dedicado ao tema e elege aqueles que considera serem os melhores "franchisings". É este, uma vez mais, o tema de capa da edição de Janeiro, que inclui a lista dos dez melhores negócios para 2012, sob aquele regime contratual.

Este ano, no posto cimeiro surge a rede de hotéis Hampton, detida pelo gigante Hilton, que está em fase de expansão para mercados situados fora dos Estados Unidos, como o Reino Unido, a Turquia e a Alemanha. O segundo posto é ocupado pela rede de lojas "Subway", que aposta nos pequenos-almoços rápidos e que, em 2011, acrescentou 1.100 lojas à sua rede no mercado norte-americano, número de estabelecimentos semelhante àquele que a marca tem a nível global.

O terceiro posto é ocupado pela "7-Eleven", rede de lojas de conveniência com perto de 44 mil lojas e que aposta em abrir mais.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio