A semana
Portugal e a República Checa são os países que mais recorrem aos empréstimos bancários para assegurar o financiamento da inovação
Inovação
Portugueses usam muito a banca
Segundo o 7.º Barómetro do Financiamento da Inovação, realizado através de um inquérito junto de 2041 empresas de nove países (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa e Bélgica), Portugal e República Checa são os países que mais recorrem aos empréstimos bancários para assegurar o financiamento da inovação, acima da média comunitária de um terço das empresas.
O estudo do Alma Consulting Group indica também que 66% do financiamento externo para projectos inovadores das empresas europeias depende de dinheiros públicos, pelo que eventuais cortes orçamentais nesta área preocupam as empresas quanto à capacidade de inovar.
Os apoios abrangidos no financiamento público, sobretudo sob a forma de incentivos a fundo perdido e empréstimos reembolsáveis, são usados por 51% das empresas questionadas, enquanto as ajudas públicas indirectas, como os incentivos fiscais, são utilizadas por cerca de 53 % das empresas.
O recurso ao capital de risco (Business Angels e Venture Capital) ainda é pouco usado, excepto no caso do Reino Unido, que se destaca por ter mais de um terço das empresas financiadas desta forma, enquanto a média dos nove países inquiridos não ultrapassa os 17 %.
O trabalho do Alma Consulting Group vai ser apresentado hoje, numa conferência sobre programas de financiamento à inovação, na qual participam o director-geral da COTEC (associação empresarial para a inovação), Daniel Bessa, e o coordenador adjunto do Observatório do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), Duarte Rodrigues. Lusa
Universidade testa rotundas
O projecto é do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA) e tem por objectivo encontrar modelos para rotundas em que o consumo e a poluição sejam mínimos. O automóvel da UA está equipado com câmaras de filmar e com um GPS que, ligado a um armazenador de dados, grava, segundo a segundo, velocidades, acelerações, desacelerações, posições do veículo e inclinações do terreno.
Patentes
Yahoo! processa Facebook
"Para uma larga maioria da tecnologia em que assenta o Facebook, o Yahoo! chegou primeiro e, por isso, obteve as patentes para proteger estas inovações", afirma a empresa tecnológica Yahoo!, que detém mais de mil patentes.
Comércio com crédito mais caro
Do universo das PME inquiridas, e cujas condições de financiamento pioraram, destaca-se o facto de os encargos terem aumentado para todas elas. Cerca de 75% viram reduzido os 'plafonds' de crédito atribuído, enquanto que a 87% das empresas foram exigidas garantias reais acrescidas, segundo a CCP. Lusa
Mais lidas