Prevenir a diabetes
Apresenta-se como indolor e de resultados imediatos, segundo os investigadores. A DPL- -Screen ainda está a descobrir as potencialidades.
![]() | ![]() |
|
A DPL-Screen serve para que cada doente saiba exactamente qual a sua resposta metabólica a qualquer medicamento.
Projecto DPL - Screen
Investigadores Valentina Vassilenko, Ana Bragança, João Pais, Pedro Rodrigues, Igor Khaimzon, Filipa Bernardo e Rita Gonçalves
Investimento previsto 7,88 milhões de euros
Valentina Vasilenko apresentou a primeira ferramenta de diagnóstico precoce da Diabetes. É o DPL-Screen, um dispositivo que serve para medir, quantificar e analisar, simultaneamente, um conjunto de biomarcadores específicos presentes no ar exalado. Qual a utilidade? Permite conhecer o perfil metabólico do indivíduo, é indolor, apresenta resultados imediatos e avalia, a baixo custo, toda a população, explicam os investigadores.
"Estamos no limiar de introduzir uma ferramenta tecnológica com o mesmo impacto que outras tecnologias tiveram no século passado, como o raio-x. Ainda não sabemos, sequer, quais são todas as suas potencialidades", diz Pedro Rodrigues. Pode ser utilizado em crianças, recém-nascidos, naqueles que não gostam de agulhas, além de serem uma ferramenta destinada aos pediatras, clínicos gerais, médicos de família ou dos especialistas. O objectivo é que se transforme numa espécie de estetoscópio, disponível em qualquer centro médico, com análises prontas em cinco minutos.
Por enquanto, a meta é terminar o protótipo clínico e validá-lo. A base do trabalho é a "medicina individual", para que cada doente saiba qual é a sua resposta metabólica a qualquer medicamento. O objectivo é o de conseguir uma detecção precoce de vários tipos de cancro e conseguir uma monitorização da terapia a aplicar. Em 2014, a DPL-Screen estará no mercado, de acordo com os planos dos promotores.
Mais lidas