pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Startup Portugal lança programa para internacionalizar rumo aos Estados Unidos

O braço de empreendedorismo do Estado quer colocar as startups portuguesas no mapa, nomeadamente através da internacionalização. EUA são um dos mercados em foco com o novo programa.

Startup Portugal expande programa de internacionalização, em direção aos EUA.
Startup Portugal expande programa de internacionalização, em direção aos EUA. Sérgio Lemos
30 de Outubro de 2025 às 19:46

A Startup Portugal está a apostar as fichas em novos programas de internacionalização, um dos pilares do braço empreendedor do Estado. A duas semanas da Web Summit, a entidade liderada por Alexandre Santos e Miguel Aguiar lança o Scale up Now, um programa de capitação para preparar as startups portuguesas a darem o salto para expandir as operações, agora com foco nos Estados Unidos. 

A iniciativa, para as quais as , vai acontecer entre 19 e 23 de janeiro, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. De acordo com a Startup Portugal, o programa consiste numa semana intensiva de formação prática dedicada ao mercado norte-americano e vai abordar temas como o acesso a investimento, enquadramento legal e regulatório, a própria cultura do país e estratégias que mirem a entrada e expansão.  

“O Scale Up Now não é apenas uma iniciativa de formação, mas também representa um passo estratégico para posicionar Portugal como porta de entrada para a inovação europeia no mercado dos EUA. Queremos preparar o ecossistema para pensar global desde o primeiro dia, com ferramentas práticas e ligações reais ao mercado norte-americano, caracterizado pela sua competitividade e acesso a capital”, explica Alexandre Santos, Presidente da Startup Portugal, citado em comunicado.

Estes participantes, que podem ser desde startups, scale ups, incubadoras a investidores, têm acesso a programas de mentoria com especialistas internacionais, sessões de networking com representantes de empresas portuguesas e americanas e ainda wokshops para análise de dados de mercado e tendências de investimento nos EUA.

Enquanto os dois primeiros dias se dedicam às incubadoras, investidores e empresas, os dois dias seguintes são para dar atenção às ideias das startups. Desta forma, o programa culmina num "Demo Day", onde as 12 startups mais competitivas têm espaço para apresentar os projetos a um júri internacional, com cinco a serem distinguidas pela Plug & Play como as mais promissoras para alcançar sucesso no país de Silicon Valley, onde têm garantida a participação num programa de aceleração em São Francisco. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio