Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento
A gigante chinesa do comércio electrónico Alibaba pretende gastar 15 mil milhões de dólares (mais de 12,7 mil milhões de euros) em pesquisa e desenvolvimento da nova geração tecnológica ao longo dos próximos três anos.
PUB
Este valor, de acordo com a Bloomberg, é mais do dobro do que a empresa tem vindo a investir. Segundo os dados compilados pela agência, nos últimos três anos fiscais, a tecnológica chinesa gastou 6,4 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.
O programa de investigação mundial da companhia chama-se Alibaba DAMO Academy. No âmbito deste programa, a empresa fundada por Jack Ma prevê a criação de sete laboratórios de investigação (na China, Estados Unidos, Rússia, Israel e Singapura) e a contratação de uma centena de cientistas para trabalharem em áreas como a inteligência artificial, a internet das coisas e a computação quântica, de acordo com um comunicado da empresa, citado pela agência de informação.
"Os laboratórios vão ajudar a resolver questões que a Alibaba enfrenta actualmente nas suas linhas de negócio", contou em entrevista à Bloomberg Jeff Zhang, responsável máximo da área de tecnologia da Alibaba. "Vão também estar na primeira linha do desenvolvimento da próxima geração de tecnologia", acrescentou.
PUB
Com esta aposta na investigação, a Alibaba quer acompanhar o ritmo de inovação que as concorrentes Amazon e Tencent têm vindo a desenvolver.
A Alibaba conta actualmente com uma equipa de 25 mil engenheiros e cientistas. Em média, por ano, a empresa gasta três mil milhões de dólares em investigação.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda