De rede social a finanças? X quer ser uma “super app”
Elon Musk tinha planos para fazer crescer o Twitter e transformou-o em X, levando a que milhares abandonassem a plataforma por diversas razões e a mesma desvalorizasse significativamente. Contudo, os desejos do homem mais rico do mundo podem estar a chegar.
A CEO do X, Linda Yaccarino, afirmou esta semana que está a preparar o lançamento do segmento de negociações e investimentos dentro da plataforma. Isto é, o X está em vias de deixar os seus utilizadores apostarem nos mercados financeiros, cumprindo o desejo de Musk em construir uma “super app para tudo”.
PUB
“Poderão chegar ao X e transacionar toda a vida financeira através da nossa plataforma”, revelou Yaccarino ao Financial Times. “E isso significa que posso pagar por uma pizza que dividimos ontem, fazer um investimento ou uma venda. Esse é o futuro”, adiantou.
A chegada do X aos serviços financeiros significa que a plataforma vai enfrentar desafios regulatórios, nomeadamente com licenciamentos e de branqueamento de capitais.
Entre esta novidade, a CEO da plataforma assumiu ainda que estará ainda a chegar um cartão de crédito ou débito do X, que pode ficar disponível até ao fim do ano.
PUB
No fundo, Elon Musk quer imitar a chinesa WeChat. Inicialmente comercializada como uma plataforma de troca de mensagens, como o WhatsApp, o WeChat já permite realizar pagamentos e fazer compras, sendo considerada uma “super app”.
O X já tinha admitido introduzir o X Money, a sua carteira digital e pagamentos entre conhecidos, em parceria com a Visa no fim do ano. Quase que podemos comparar esta solução ao português MB Way, enquanto a solução anterior será comparável com a Revolut ou Trade Republic.
Contudo, o X Money só será lançado nos Estados Unidos, durante uma primeira fase, podendo chegar a outros países ao longo de 2026. Esta ferramenta vai permitir a compra de merchandise da plataforma ou dar gorjeta aos criadores da plataforma, esta última como já acontece no Patreon.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Serviços financeiros Crédito e dívida Investimentos Linda Yaccarino WeChat Estados Unidos MB Way Patreon Trade Republic TwitterQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda