Dona do Google vai emitir dívida até 100 anos para financiar investimento em IA
A Alphabet, casa-mãe do Google, prepara-se para uma emissão de dívida em larga escala, sendo a segunda "big tech" a recorrer ao mercado para se financiar, depois de a Oracle ter emitido 25 mil milhões de dólares na semana passada. A informação é avançada pelo The Wall Street Journal.
A empresa planeia emissões em dólares, que deverão rondar os 15 mil milhões de dólares, mas também em libras esterlinas e francos suíços. A Bloomberg avança que as emissões na moeda norte-americana, com maturidades entre três e 40 anos, têm uma procura que já supera os 100 mil milhões de dólares.
PUB
A dívida em moeda britânica terá maturidades que vão dos três aos 100 anos, enquanto as emissões na divisa helvética terá prazos entre os três e os 25 anos.
A Oracle e a Alphabet são algumas das tecnológicas de maior dimensão que começaram a emitir avultadas quantias em dívida para financiar os astronómicos investimentos em infraestrutura para inteligência artificial (IA).
Os planos das maiores tecnológicas para investimentos a realizar este ano superam os 650 mil milhões de dólares, estes valores têm assustado os investidores, que não veem um retorno desse esforço a curto prazo.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda