Estados Unidos admitem banir apps chinesas além da TikTok

Washington tem vindo a fazer frente a gigantes da tecnologia chineses, desde a ByteDance – dona da TikTok – até à Huawei.
must
Negócios 04 de Setembro de 2020 às 11:31
PUB

Estes comentários foram dirigidos aos jornalistas durante um voo, mas não ficou claro quais as aplicações em questão. Já há cerca de um mês, o mesmo responsável havia referido que a administração Trump estava a considerar banir aplicações que "pudessem recolher informação pessoal e ser um risco potencial para a segurança nacional", de acordo com a Reuters.

PUB

Washington tem vindo a fazer frente a gigantes da tecnologia chineses, desde a ByteDance – dona da TikTok – até à Huawei. Os Estados Unidos acusam estas empresas de recolher dados junto dos utilizadores e de os entregarem ao governo chinês.

No caso da Huawei, foi mesmo colocada na lista negra, impedindo a ligação a muitas empresas norte-americanas com as quais mantinha relações comerciais, o que acabou por ter consequências ao nível dos resultados do negócio.

PUB

Já no que diz respeito à TikTok, as intenções de a banir acalmaram depois de várias empresas dos Estados Unidos – Oracle, Microsoft e Walmart – se terem mostrado interessadas em comprar a aplicação.  As propostas já terão sido submetidas e estarão sob análise, num negócio de cerca de 30 milhões de dólares, embora o Governo chinês já tenha tomado medidas legais de forma a poder ter uma palavra a dizer.

Pub
Pub
Pub