Google sofre derrota judicial nos EUA. Ações da Alphabet caem

Um juiz considerou que a Alphabet, dona do Google, violou as regras de concorrência em alguns mercados de anúncios online. Logo após a decisão, as ações da "big tech" afundaram 3,2%, tendo entretanto reduzido as perdas.
google
Matthias Balk/AP
Pedro Curvelo 17 de Abril de 2025 às 16:19

A Google terá ilegalmente usado práticas monopolistas em alguns mercados de tecnologia de anúncios online, considerou esta quinta-feira a juiza Leonie Brinkema.

PUB

A magistrada considerou que a unidade da Alphabet terá violado as leis antimonopolistas nos mercados para a troca de publicidade e de ferramentas usadas pelos sites para vender espaço publicitário. No entanto, Leonie Brinkema indicou que a empresa não configurou a definição de monopólios num terceiro mercado de ferramentas usadas pelos anunciantes.

Logo após ser conhecida a decisão judicial, as ações da Alphabet afundaram 3,2%, até aos 150,90 dólares, tendo, entretanto, aliviado as perdas para cerca de 1%.

"A Google adotou propositadamente uma série de ações anticoncorrenciais para ganhar e manter um poder monopolista nos mercados de publicidade online", indicou a juiza. Estas práticas duraram "mais de uma década", sublinhou.

PUB

Esta decisão é o segundo duro golpe na gigante tecnológica, que já foi considerada culpada de ter práticas monopolistas no mercado de buscas online.

A Alphabet enfrenta ainda um outro processo no qual o Departamento de Justiça norte-americano pretende forçar a empresa a vender o seu "browser" Chrome.

Pub
Pub
Pub