Mark Zuckerberg quer criar assistente pessoal com inteligência artificial
Mark Zuckerberg está a planear construir um assistente com inteligência artificial para o ajudar em casa e no trabalho, revelou o próprio este domingo, 3 de Janeiro, através de uma publicação no Facebook.
PUB
"O meu desafio pessoal para 2016 é construir um AI [sistema de inteligência artificial] para orientar a minha casa e me ajudar com o trabalho", disse Mark Zuckerberg na sua rede social.
PUB
O fundador do Facebook revelou que vai explorar as tecnologias de inteligência artificial já existentes e depois fazer com que o sistema reconheça a sua voz, identifique os seus amigos que toquem à porta e vigie a sua casa. "Deverá ser um desafio intelectual divertido", escreveu Mark Zuckerberg.
PUB
Para o ajudar no trabalho, Zuckerberg diz que pretende ensinar o sistema a transformar dados em representações visuais visíveis através de um sistema de óculos de realidade virtual.
PUB
Vários líderes de empresas tecnológicas, como Elon Musk, da Tesla Motors, ou o co-fundador do PayPal, Peter Thiel, referiram-se, no passado, com precaução acerca deste tipo de tecnologia, dizendo que pode vir a ameaçar a raça humana. Respondendo a uma questão de um utilizador no Facebook, Zuckerberg diz que estas preocupações são "exageradas" e acredita que "podemos construir um AI para que trabalhe para nós e nos ajude".
PUB
O Facebook já tem três laboratórios de inteligência artificial, em Silicon Valey, Nova Iorque e Paris, e está a investir neste tipo de tecnologia, diz o Financial Times.
PUB
Mark Zuckerberg, que recentemente foi pai, revelou ainda que todos os anos tenta novos desafios, como ler dois livros por mês ou aprender mandarim. Este ano, Zuckerberg eleva a fasquia e vai tentar construir um sistema de inteligência artificial, comparando-o ao Jarvis, o computador inteligente dos filmes Iron Man.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda