OpenAI prepara IPO gigantesca que poderá avaliar empresa em 1 bilião de dólares
A dona do ChatGPT, a OpenAI, está a preparar-se para uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) que poderá avaliar a empresa em cerca de 1 bilião de dólares, avança a Reuters, citando três fontes próximas do assunto.
A IPO seria uma das maiores de todos os tempos, assinala a agência, e a entrada em bolsa daria ao CEO Sam Altman "acesso a muito mais capital para prosseguir com a sua ambiciosa agenda na Inteligência Artificial (IA)".
PUB
A OpenAI considera apresentar o pedido junto dos reguladores do mercado no segundo semestre de 2026, procurando angariar no mínimo cerca de 60 mil milhões, mas provavelmente obtendo uma quantia superior, refere a agência.
Contudo, as fontes contactadas alertam que as conversações estão numa fase inicial e que os planos, incluindo os valores e o timing, “poderão ser alteradas em função do crescimento do negócio e das condições do mercado”, diz a Reuters.
A entrada em bolsa poderá ocorrer em 2027, terá dito a CFO da empresa, Sarah Friar, a algumas entidades associadas, de acordo com as fontes.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Inteligência artificial Oferta pública inicial Empresas OpenAI Sarah Friar Sam AltmanMais lidas
O Negócios recomenda