OpenAI prepara IPO gigantesca que poderá avaliar empresa em 1 bilião de dólares
A dona do ChatGPT, a OpenAI, está a preparar-se para uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) que poderá avaliar a empresa em cerca de 1 bilião de dólares, avança a Reuters, citando três fontes próximas do assunto.
A IPO seria uma das maiores de todos os tempos, assinala a agência, e a entrada em bolsa daria ao CEO Sam Altman "acesso a muito mais capital para prosseguir com a sua ambiciosa agenda na Inteligência Artificial (IA)".
PUB
A OpenAI considera apresentar o pedido junto dos reguladores do mercado no segundo semestre de 2026, procurando angariar no mínimo cerca de 60 mil milhões, mas provavelmente obtendo uma quantia superior, refere a agência.
Contudo, as fontes contactadas alertam que as conversações estão numa fase inicial e que os planos, incluindo os valores e o timing, “poderão ser alteradas em função do crescimento do negócio e das condições do mercado”, diz a Reuters.
A entrada em bolsa poderá ocorrer em 2027, terá dito a CFO da empresa, Sarah Friar, a algumas entidades associadas, de acordo com as fontes.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Inteligência artificial Oferta pública inicial Empresas OpenAI Sarah Friar Sam AltmanSistemas linguísticos
Carneiro copia Ventura?
Mais lidas
O Negócios recomenda