OpenAI prepara IPO gigantesca que poderá avaliar empresa em 1 bilião de dólares

A dona do ChatGPT pretende numa fase inicial arrecadar 60 mil milhões de dólares na oferta pública inicial (IPO). Processo deverá ter início em 2026 e entrada em bolsa poderá ocorrer em 2027, avança a Reuters.
Sam Altman, líder da OpenAI, estará a preparar entrada em bolsa da empresa
Franck Robichon/EPA
Pedro Barros Costa 29 de Outubro de 2025 às 23:55

A dona do ChatGPT, a OpenAI, está a preparar-se para uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) que poderá avaliar a empresa em cerca de 1 bilião de dólares, avança a Reuters, citando três fontes próximas do assunto.

A IPO seria uma das maiores de todos os tempos, assinala a agência, e a entrada em bolsa daria ao CEO Sam Altman "acesso a muito mais capital para prosseguir com a sua ambiciosa agenda na Inteligência Artificial (IA)".

PUB

A OpenAI considera apresentar o pedido junto dos reguladores do mercado no segundo semestre de 2026, procurando angariar no mínimo cerca de 60 mil milhões, mas provavelmente obtendo uma quantia superior, refere a agência.

Contudo, as fontes contactadas alertam que as conversações estão numa fase inicial e que os planos, incluindo os valores e o timing, “poderão ser alteradas em função do crescimento do negócio e das condições do mercado”, diz a Reuters.  

A entrada em bolsa poderá ocorrer em 2027, terá dito a CFO da empresa, Sarah Friar, a algumas entidades associadas, de acordo com as fontes.

PUB
Pub
Pub
Pub