Oracle quer captar mais fundos. EnBW firma acordo com Acwa para projetos de hidrogénio

A fechar o dia, falamos-lhe da esperada vitória retumbante do partido de Takaichi a 8 de fevereiro no Japão, do apoio ao Presidente checo, do acordo da EnBW com a Acwa e do plano da Oracle para captar mais fundos em 2026.
A Oracle é presidida por Larry Ellison.
Evan Vucci / AP
Carla Pedro 00:24

Oracle quer captar entre 45 a 50 mil milhões de dólares em 2026

A Oracle anunciou que espera angariar entre 45 e 50 mil milhões de dólares em 2026, de modo a construir capacidade adicional para os seus clientes de infraestrutura em nuvem. 

PUB

A tecnológica norte-americana presidida por Larry Ellison sublinhou que planeia atingir os seus objetivos de financiamento recorrendo uma combinação de financiamento por dívida e por capital próprio.

EnBW e Acwa firmam acordo para hidrogénio

A alemã EnBW anunciou neste domingo a assinatura de um memorando de entendimento com a saudita Acwa com vista a desenvolver uma via para a importação e tratamento de amoníaco para uso em projetos de energia de hidrogénio na Alemanha. 

PUB

A Alemanha pretende aumentar a sua capacidade de produção de hidrogénio para ajudar a cumprir as metas de energia limpa, e cerca de 50% a 70% das suas necessidades terão de ser importadas, segundo as autoridades do país, citadas pela Reuters. 

A conversão de amoníaco em hidrogénio é um processo crucial para a transição energética. 

PLD vai ter grande vitória no Japão? 

PUB

O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi, deverá registar uma vitória esmagadora nas eleições para a Câmara dos Representantes, no próximo dia 8 de fevereiro, segundo uma sondagem divulgada pelo jornal Asahi e citada pela Reuters. 

Um bom desempenho nas eleições do próximo domingo consolidará o controlo de Takaichi sobre o seu partido e sustentará a sua política orçamental expansionista, o que poderá, por seu turno, aumentar as preocupações com as finanças do Japão e fazer subir os juros da dívida soberana. 

Segundo a sondagem, o PLD deverá ultrapassar a maioria de 233 assentos dos 465 que estão em disputa na Câmara dos Representantes. Atualmente, o partido conta com 198 assentos nesta câmara baixa da Dieta (Parlamento). 

PUB

Checos saem à rua para apoiar Presidente na disputa com Governo 

Dezenas de milhares de checos acorreram às ruas neste domingo, numa demonstração de apoio ao presidente Peter Pavel, depois de este se recusar a aprovar a nomeação de um ministro – Filip Turek – para o novo Governo de coaligação eurocético, pelo facto de ter feito uma saudação nazi e uma publicação com objetos do período nazi. 

Numa disputa crescente com o Governo, Pavel, que é pró-UE e pró-Ucrânia, acusou na semana passada o ministro das Relações Externas, Petr Macinka, de enviar mensagens de texto, através do seu assessor, a ameaçar o Presidente com “consequências” se ele continuasse a opor-se à nomeação de Filip Turek como ministro do Ambiente.

PUB
Pub
Pub
Pub