Portugal Ventures sai da Fever e encaixa retorno 15 vezes superior ao investimento inicial

A sociedade de capital de risco do BPF não revela a quantia exata que vai encaixar após o desinvestimento na startup de venda de bilhetes para espetáculos culturais.
Marco Neves lidera a Portugal Ventures para o mandato 2025-2027
Paulo Duarte / Jornal de Negócios
Ricardo Jesus Silva 19 de Março de 2026 às 18:26

A Portugal Ventures, a sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento (BPF) anunciou esta quinta-feira que saiu do capital da Fever com "um retorno médio de 15 vezes o valor inicialmente investido", em 2016. Citado em comunicado, o presidente da Portugal Ventures, Marco Neves, refere que "o retorno agora alcançado demonstra o potencial de criação de valor associado a projetos tecnológicos com escala global". 

O Negócios contactou o grupo BPF para quantificar o encaixe que a Portugal Ventures vai conseguir com este desinvestimento, mas a sociedade de capital de risco prefere não revelar o valor. O primeiro investimento na Fever aconteceu há uma década e serviu para apoiar a expansão da tecnológica para o país, "reforçando a sua presença tecnológica no país e contribuindo para ampliar a oferta cultural e turística nacional", adianta a Portugal Ventures. 

PUB

"Ao longo deste percurso conjunto, a empresa registou um crescimento consistente, afirmando-se como uma plataforma global de referência no setor de eventos e  experiências. Em janeiro de 2022, alcançou o estatuto de unicórnio ao ultrapassar uma avaliação superior a mil milhões de dólares, consolidando a sua posição no panorama tecnológico internacional", lê-se ainda em comunicado. 

Fundada em 2014, a Fever é uma plataforma de venda de bilhetes para espetáculos culturais, tendo registado mais de 300 milhões de utilizadores no último ano nos mais de 40 países em que atua. A empresa assume como missão "democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento presencial", oferecendo ainda aos seus parceiros "dados e tecnologia que permitem criar, desenvolver e expandir novas experiências em todo o mundo". 

PUB

Neste momento, a Portugal Ventures tem 148 empresas no seu portefólio e 288 milhões de euros sob gestão. A sociedade de capital de risco investe em "startups que criam soluções inovadoras, com capacidade de  internacionalização, nas áreas de Digital & Indústria, Tecnologias da Saúde e Turismo, nas fases pre-seed, seed e series A", tendo, desde 2012, investido 231,7 milhões de euros em 256 empresas. 

Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Portugal Banco Português de Fomento
Pub
Pub
Pub