Qualcomm em Portugal? Norte-americana vai reunir com Governo
O CEO da Qualcomm vai reunir-se com o Governo português para avaliar a possibilidade da empresa chegar a Portugal. Cristiano Amon já é presença assídua na Web Summit, especialmente porque a Qualcomm produz uma tecnologia a que o mundo começa a prestar atenção: os "chips".
Durante a conferência de imprensa desta edição da Web Summit, Cristiano Amon admitiu que está interessado em expandir a sua atividade na Europa, e Portugal faz parte da lista de países mais interessantes. Por isso, a reunião com o Governo nacional vai acontecer durante a tarde desta terça-feira, onde o presidente e CEO da tecnológica deverá apresentar a sua disponibilidade para investir no país.
PUB
"Vamos ter uma reunião hoje à tarde", lançou para o ar durante a conferência de imprensa, não apresentando mais detalhes. Na mesma conferência, Amon indicou que está a reunir-se com vários líderes europeus para saber em que pé está o desenvolvimento de fábricas de semicondutores, os famosos "chips".
“Vemos com bons olhos iniciativas europeias de trazer fábricas de semicondutores para a Europa, e a Qualcomm já disse aos vários governos europeus que, caso essas fábricas se concretizem, poderão contar connosco”, disse aos jornalistas. De referir que a Qualcomm é das principais fornecedoras da Samsung e TSCM, pelo que estas chegadas à Europa seriam bem-vistas pela empresa de Amon.
Portugal está a colocar o pé no acelerador no que refere à necessidade de "chips", nomeadamente pelo desenvolvimento do ecossistema de "data centers", que tem recebido bastante investimento privado. A empresa de Cristiano Amon é conhecida por fabricar "chips" para smartphones ou componentes de telecomunicações, mas a tecnológica parece estar disposta a apostar as suas fichas no mercado dos dados, especialmente por concentrarem inteligência artificial.
PUB
A Qualcomm anunciou no fim de outubro que estava a preparar os processadores AI200 e AI250, cuja venda deverá acontecer em 2026 e 2027, respetivamente. Isto significa que a Qualcomm está a preparar terreno para avançar na corrida para a IA.
Saber mais sobre...
Saber mais Equipamentos de telecomunicação Investimentos Semicondutores e componentes ativos Serviços de telecomunicações Qualcomm Portugal Cristiano AmonMais lidas
O Negócios recomenda