Resultados da Bosch sobem 34% em 2015
Os resultados da Bosch cresceram 34,13% em 2015, face ao período homólogo, revelou esta quinta-feira a empresa na conferência anual, em Estugarda. A fabricante alemã obteve lucros líquidos de 3,537 mil milhões de euros, acima dos 2,637 milhões de euros registados no ano anterior.
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O lucro antes de juros e impostos (EBIT) avançou 6,5% para 4,6 mil milhões de euros. As vendas cresceram 44% para um valor recorde de 70,6 mil milhões de euros no ano passado, impulsionadas pela aquisição de dois negócios. Após ajustes cambiais, as vendas avançaram 3,8% em 2015.
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Num ano marcado pelo escândalo da manipulação dos softwares de emissões de gases poluentes, a empresa aumentou as reservas em 650 milhões de euros, para responder a processos legais e investigações que abrangem a empresa, enquanto fornecedora.
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Ásia abranda
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Na Ásia, as vendas ficaram abaixo do esperado pela empresa, devido ao abrandamento da economia da China. Um resultado compensado com um desenvolvimento do negócio superior ao esperado na Europa Ocidental e também na América do Norte. No Velho Continente, onde a Bosch tem a sede, as vendas aumentaram 3,8% para 37,3 mil milhões de euros. Este valor representa mais de metade das vendas da empresa.
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As soluções de mobilidade foi o sector da Bosch que contribuiu mais positivamente para os resultados, com um crescimento de 12% para 41,7 mil milhões de euros. Na tecnologia industrial, as vendas caíram 1,6% para 6,6 mil milhões de euros.
Aposta nos serviços em 2016
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Para 2016, a empresa espera continuar a crescer, apontando para um aumento das vendas de 3% a 5%. No primeiro trimestre do ano, as vendas subiram 3% face ao período homólogo, afectadas pelo abrandamento de alguns dos mercados onde actua, tal como ocorreu em 2015, revelou a empresa. A par do desenvolvimento dos produtos, como os sensores, e softwares para a Internet das Coisas, a empresa quer apostar na venda de serviços complementares. *A jornalista viajou para Estugarda a convite da Bosch
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