Televisão paga atinge 2,1 milhões de clientes em Portugal
De acordo com as estatísticas hoje divulgadas pela Anacom, o serviço de distribuição de TV por cabo representa cerca de 70% dos assinantes, enquanto que o DTH (por satélite) representa cerca de 24,5%. Já as restantes tecnologias (televisão sobre a rede telefónica fixa e FWA) são responsáveis por 5,5% dos clientes deste serviço.
O número de clientes de TV por cabo aumentou em 42 mil, ou 2,9%, face ao período homólogo, apesar de ter estagnado face ao primeiro trimestre.
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São 1,5 milhões os clientes com TV por cabo, sendo que destes, 466 mil beneficiam do formato digital, o que corresponde a 31% do universo de assinantes do serviço de distribuição por cabo. A região de Lisboa congrega quase metade destes assinantes, mas é na Madeira que a proporção de assinantes em formato digital atinge a maior penetração (64%).
Meo impulsiona Satélite
A Zon, que detém a TV Cabo, tinha 74,3% dos assinantes, enquanto a Cabovisão tinha uma quota de 14%. A quota da PTC, que entrou neste mercado através do Meo, ascendia a 5,4%, seguindo-se a TvTel com 3,4%.
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No que respeita ao serviço de televisão por satélite, o crescimento no segundo trimestre foi de 5,1% e 18% em termos homólogos, para um total de 525 mil clientes. Segundo a Anacom, "o crescimento desta forma de distribuição de televisão, neste período, deve-se sobretudo à oferta de DTH de um dos principais operadores dos mercados de comunicações electrónicas que recorre a esta tecnologia como forma de complementar a sua oferta suportada na rede telefónica fixa". A PT massificou a oferta de TV por satélite em 2008. Segundo os dados da Anacom, tem uma quota de mercado acima de 5% no final de Junho.
Em termos regionais, na Madeira e em Lisboa domina a TV por cabo, enquanto que no Alentejo, no Centro e nos Açores mais de 45% dos assinantes recorrem ao DTH. Lisboa é a região onde a distribuição de TV baseada em IP atinge a penetração mais elevada – 7,8%, aumentando assim a sua presença relativa no mercado.
Fazendo a análise por tecnologias, no que respeita à televisão por cabo, existiam no segundo trimestre do ano, 4,21 milhões de alojamentos cablados, mais 75 mil do que no trimestre anterior e mais 281 mil do que em igual período do ano anterior.
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“Os crescimentos verificados reflectem, sobretudo, a expansão das redes dos principais operadores alternativos na região do grande Porto e de vários operadores na região da grande Lisboa”, adianta o comunicado da Anacom.
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