Tesla falha previsões de Wall Street. Receitas caem 12%
A Tesla falhou as expectativas dos analistas de Wall Street nos resultados do segundo trimestre, com o lucro por ação e as receitas a ficarem abaixo das previsões
Os lucros ajustados por ação ajustados foram de 0,40 dólares, enquanto as receitas recuaram 12% para 22,5 mil milhões, ambos ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam 22,64 mil milhões e 0,42 dólares, respetivamente.
PUB
Já o lucro líquido da empresa recuou 16% para 1,17 mil milhões de dólares, contra 1,40 mil milhões no período homólogo do ano passado.
A margem bruta, um importante indicador de rentabilidade, ficou acima das expectativas. A margem situou-se em 17,2%, contra 18% no período homólogo e previsões de 16,5%
A subida da concorrência e o afastamento dos clientes da marca devido às polémicas posições políticas do CEO, Elon Musk, com reflexo nas vendas, tiveram impacto nos números do segundo trimestre.
PUB
Apesar dos fracos resultados, a empresa disse que vai avançar com projetos inovadores como o “robôtaxi” e com o lançamento de um novo modelo a um custo mais acessível.
As iniciativas principais vão manter-se “apesar de um ambiente macroeconómico de incerteza sustentada resultante da mudança de tarifas”, além do “impacto incerto de alterações às políticas orçamentais e sentimento político".
A empresa promete continuar a investir em investigação e desenvolvimento e diz que o trimestte marca "o início da nossa transição de liderança da indústria de veículos elétricos e energias renováveis para também nos tornarmos um líder em IA, robótica e serviços relacionados".
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda