Dona do Google prepara maior investimento de sempre na Alemanha para potenciar IA
A empresa não revela grandes detalhes, inclusive o valor do investimento, mas afirma que vai ser canalizado para construir centros de dados e projetos de energia renovável. O investimento vai ser anunciado na terça-feira.
A Alphabet vai anunciar o seu maior investimento de sempre na Alemanha na próxima terça-feira, num evento com a presença do ministro das Finanças do país, Lars Klingbeil, de acordo com um convite à imprensa enviado às redações esta quinta-feira, citado pela Reuters. Embora a dona do motor de pesquisa Google não revele grandes detalhes deste investimento, incluindo o montante que pretende gastar, afirma que vai envolver a construção de "infraestruturas e centros de dados", bem como de "projetos inovadores para o uso de energias renováveis e calor residual".
Este investimento acontece numa altura em que a Alphabet aposta em força na inteligência artificial (IA), prevendo gastar entre 91 a 93 mil milhões de dólares na tecnologia até ao final do ano - um valor que tem vindo a ser revisto em alta ao longo de 2025. "Estamos a investir para atender à procura dos clientes e capitalizar as oportunidades crescentes em toda a empresa", afirmou o CEO da empresa, Sundar Pichai, citado no comunicado dos resultados da tecnológica, referentes ao terceiro trimestre do ano.
A dona do Google anunciou ainda que pretende expandir as suas localizações na Alemanha em três grandes cidades: Munique, Frankfurt e na capital, Berlim. Ainda esta semana, a Reuters reportou que a Alphabet estaria a planear construir um grande centro de dados na Ilha do Natal, parte do território australiano.
A Alemanha tem estado na mira das gigantes tecnológicas norte-americanas, à medida que estas empresas desenvolvem os seus modelos de IA e reforçam a aposta na tecnologia. Na terça-feira, a Nvidia e e a empresa de telecomunicações Deutsche Telekom anunciaram planos para a construção de um centro de dados na cidade alemã de Munique, o que representa um investimento global de mil milhões de euros por parte das duas empresas.
Estes investimentos surgem ainda numa altura em que a Europa parece estar a ficar para trás na corrida ao IA. Para tornar o continente mais competitivo, a União Europeia anunciou um plano de 200 mil milhões de euros em fevereiro para apoiar o desenvolvimento da tecnologia no bloco, com o objetivo de triplicar a capacidade nos próximos cinco a sete anos. Contudo, o processo de atribuição de apoios e de alocação do financiamento ainda não está definido, assinala a Bloomberg.
Mais lidas