Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Foguetão espacial da empresa de Jeff Bezos aterra intacto

O foguetão espacial da Blue Origin, empresa fundada pelo líder da Amazon Jeff Bezos, atingiu um marco histórico viajando 100 quilómetros no espaço e aterrando intacto na Terra na posição vertical.

19 - Jeff Bezos, EUA, 25,2 mil milhões de dólares
André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 14:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Blue Origin lançou um foguetão espacial esta segunda-feira, viajando 100 quilómetros no espaço sideral e alcançando o feito de regressar à Terra na posição vertical e completamente ileso, relata esta terça-feira, 24 de Novembro, a CNN.

 

No passado, os foguetões eram descartados após uma viagem ao espaço, mas esta inovação da empresa de Jeff Bezos vai permitir reutilizar os foguetões e fazer com que as viagens ao espaço se tornem muito mais baratas.

 

Jeff Bezos disse que este lançamento decorreu exactamente como planeado. Na viagem de regresso, os motores do aparelho ligaram novamente, fazendo com que nos últimos 30 metros viajasse a uma velocidade de cerca de sete quilómetros por hora, permitindo que aterrasse de maneira segura. A cápsula no cimo do foguetão, pensada para no futuro levar turistas espaciais, regressou à Terra de pára-quedas.

 

"A reutilização total vai mudar tudo e nós estamos ansiosos para abastecer e voltar a voar", disse Jeff Bezos citado pela CNN. O fundador da empresa de retalho online Amazon criou a Blue Origin há 15 anos com o objectivo de levar turistas ao espaço.

 

Esta técnica para a reutilização de foguetes espaciais está também a ser testada pela SpaceX, empresa do presidente executivo da Tesla Motors, Elon Musk. Nos testes da SpaceX, alguns foguetões também aterraram intactos na posição vertical, mas nunca chegaram a sair da atmosfera. Já os testes em que o foguetão saiu da atmosfera nunca tiveram sucesso.

Ver comentários
Saber mais Blue Origin Jeff Bezos Amazon turismo espacial
Outras Notícias