Tecnologias Guerra comercial atinge resultados da alemã SAP. Ações afundam

Guerra comercial atinge resultados da alemã SAP. Ações afundam

Os resultados do segundo trimestre da tecnológica alemã ficaram abaixo das estimativas dos analistas. Os custos da reestruturação e a guerra comercial entre os EUA e a China impactaram as contas.
Guerra comercial atinge resultados da alemã SAP. Ações afundam
Bloomberg
Negócios 18 de julho de 2019 às 09:56

A SAP fechou o segundo trimestre com um lucro operacional de 827 milhões de euros, o que traduz uma queda de 21% face ao mesmo período do ano passado.

O resultado é explicado pelos custos da reestruturação que a empresa tem em curso que levará à saída de perto de 4 mil pessoas do grupo alemão de software e gestão de empresas, bem com pela aquisição da Qualtrics por 8 mil milhões de dólares.

Além disso, para a SAP, o segundo trimestre também foi marcado por um declínio nas receitas de licenças dos seus softwares fruto das tensões comerciais ente os EUA e a China que afetaram particularmente os mercados asiáticos onde marca presença.

Apesar destes resultados, a maior fabricante europeia de software reiterou sua orientação o seu "compromisso absoluto" de atingir uma meta estratégica de expandir as margens brutas em 5 pontos percentuais até 2023. E mantém o guidance de crescimento entre 9,5% e 12,5% do lucro operacional ajustados para este ano. Até porque, como sublinha nas contas trimestrais, excluindo os custos de reestruturação e aquisições o lucro operacional cresceu 11% para 1,8 mil milhões de euros.  Uma performance, mesmo assim, inferior à esperada pelos analistas que apontavam para um crescimento de 14%, segundo o Financial Times.

As ações da SAP seguem a descer 6,06% para 112,78 euros, tendo já registado uma queda de 9,96% para mínimos de 24 de abril. A cotada alemã está a pesar também na negociaçãod as praças europeias, que estão no vermelho esta quinta-feira. 

À Reuters, o presidente executivo do Grupo, Bill McDermott , sublinhou ainda que o crescimento de 4 pontos nas margens brutas do negócio  de "cloud" mostra que o  desempenho operacional está no caminho certo: "Estamos muito felizes com a direção que está a seguir", disse o responsável.




Marketing Automation certified by E-GOI