pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lucro do grupo chinês Lenovo dispara 108% entre abril e junho

A divisão de computadores pessoais e produtos relacionados cresceu 18% e atingiu a melhor quota de mercado de sempre da empresa.

Lenovo apresenta conceito de portátil com ecrã triplo para estações de trabalho
Lenovo apresenta conceito de portátil com ecrã triplo para estações de trabalho Wolf von Dewitz / AP
14 de Agosto de 2025 às 07:13

A tecnológica chinesa Lenovo, a maior fabricante mundial de computadores pessoais, registou um lucro líquido de 505 milhões de dólares (431 milhões de euros) no primeiro trimestre fiscal (abril-junho), uma subida homóloga de 108%, foi nesta quinta-feira anunciado.

Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, na qual está cotada, a empresa indicou que a faturação ascendeu a 18.830 milhões de dólares (16.087 milhões de euros), mais 22% em termos homólogos.

Todas as principais áreas de negócio -- dispositivos inteligentes (IDG), soluções de infraestruturas (ISG) e soluções e serviços (SSG) -- registaram aumentos de dois dígitos nas receitas.

A divisão de computadores pessoais e produtos relacionados cresceu 18% em termos homólogos, atingindo uma quota de mercado global de 24,6%, a mais elevada da sua história, enquanto as atividades não relacionadas com computadores representaram 47% da faturação total, o mesmo nível de há um ano.

No segmento de infraestruturas, as receitas aumentaram 36%, enquanto a área de soluções e serviços registou uma subida de 20%.

A empresa destacou que a sua estratégia de "Inteligência Artificial híbrida" – que combina capacidades em dispositivos, infraestruturas e serviços – está a impulsionar o crescimento e que o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) aumentou 10% no trimestre, para 524 milhões de dólares (447 milhões de euros).

O aumento dos lucros e das receitas coincidiu com a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, em abril, que chegaram a equivaler a um embargo comercial 'de facto' entre as duas potências, antes de ser alcançada uma trégua que se mantém até agora.

A Lenovo afirmou que "continuará a enfrentar a volatilidade do mercado com a sua agilidade operacional e vasta experiência".

Após a divulgação dos resultados, as ações da Lenovo em Hong Kong caíram 3,3%. Desde o início do ano, acumularam uma valorização de 13,89%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio