pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Maior fabricante mundial de chips descobre indícios de fuga de segredos comerciais

Em causa estarão informações relacionadas com o processo de fabrico de dois nanómetros, o atual "estado da arte" na produção de semicondutores da TSMC.

TSMC, chips, Taiwan
TSMC, chips, Taiwan TSMC
05 de Agosto de 2025 às 10:13

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) revelou nesta terça-feira ter detetado "atividades não autorizadas" e que poderão ter resultado na fuga de segredos comerciais da empresa.

A agência de notícias japonesa Nikkei cita cinco fontes que dizem que em causa está o acesso a informação crítica do processo de fabrico de chips de dois nanómetros (2 nm), por parte de funcionários da TSMC. Este processo de fabrico é atualmente o mais avançado da tecnológica e uma fuga de informação poderia revelar partes do plano de desenvolvimento aos rivais da tecnológica.

A TSMC é atualmente a maior produtora de chips do mundo, tendo entre os seus clientes gigantes como a Nvidia e a Apple. Segundo a publicação , a TSMC já confirmou ter tomado ações disciplinares "rigorosas" com as pessoas envolvidas neste caso e que também já iniciou os procedimentos legais.

"A TSMC mantém uma política de tolerância zero em relação a quaisquer ações que comprometam a proteção de segredos comerciais ou prejudiquem os interesses da empresa", sublinhou a tecnológica.

A tecnológica de Taiwan descobriu a intrusão aos sistemas numa auditoria de rotina. No entanto, a empresa não revela que segredos comerciais poderão ter sido acedidos e por quem, pois o caso já seguiu para tribunal.

"Continuamos empenhados em proteger a nossa competitividade e os interesses partilhados de todos os nossos trabalhadores", referiu a empresa.

As ações da TSMC terminaram a sessão desta terça-feira nos 1.150 dólares de Taiwan (cerca de 33,29 euros ao câmbio atual), o que representa uma subida de 1,32%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio