Microsoft apresenta novo chip de IA para rivalizar com Nvidia
A gigante tecnológica fez "updates" ao seu "chip" Maia e diz que este tem 30% mais desempenho por dólar. A Microsoft está a apertar o cerco à Nvidia, mas não é a única.
A Microsoft está a evoluir as suas criações e está preparada para fazer frente à Nvidia. A empresa liderada por Satya Nadella apresentou o Maia 200, a segunda geração do "chip" de inteligência artificial (IA), com o objetivo de tornar os seus serviços mais eficientes.
Este dispositivo é produzido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company e começou a ser distribuído para o data center que a Microsoft tem no estado do Iowa. O próximo lote será instalado no centro que a empresa tem em Phoenix, no estado do Arizona.
A segunda geração vem substituir o Maia 100, apresentado em 2023 e que nunca chegou a ser utilizado pelos clientes. Com a promessa de 30% mais desempenho por dólar do que o hardware atual, a Microsoft compromete-se agora a impulsionar serviços como o Copilot, Foundry e os últimos modelos da OpenAI.
No comunicado que dá conta da novidade, a Microsoft explica que cada "chip" possui mais de 100 mil milhões de transistores. O Maia 200 vem com um conjunto de ferramentas de software para uma programação específica às necessidades de cada empresa.
Atualmente, as grandes tecnológicas estão numa luta concorrida para desenvolver os seus próprios circuitos, de forma a impulsionar os seus serviços. A Google e a Amazon Web Services são dois dos maiores clientes da Nvidia, mas estão a iniciar a produção dos seus próprios dispositivos, para reduzir a dependência da Nvidia.
Mais lidas