pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Big tech" impulsionam Wall Street em semana de resultados e decisão da Fed

Os principais índices dos EUA fecharam a sessão com ganhos, à medida que se aguarda pela apresentação de contas de quatro das Sete Magníficas durante o decorrer da semana, assim como pela decisão de política monetária da Fed. Os investidores aproveitaram para reforçar posições nas "big tech", num dia em que os recordes dos metais preciosos impulsionaram empresas do setor mineiro.

Wall Street
Wall Street AP/Richard Drew
21:16

Os principais índices norte-americanos terminaram a primeira sessão da semana com ganhos em toda a linha, num dia em que os investidores mostraram um maior apetite por ativos de refúgio como os metais preciosos e as obrigações, e se abstiveram de fazer grandes apostas no início de uma semana em que serão divulgadas as contas de algumas das empresas com maior capitalização bolsista do mundo e em que está agendada uma nova decisão de política monetária do lado de lá do Atlântico.

O “benchmark” S&P 500 somou 0,50%, para os 6.950,23. Já o Nasdaq Composite ganhou 0,43%, para os 23.601,36 pontos. O Dow Jones, por sua vez, valorizou 0,64% para os 49.412,40.

A temporada de apresentação de resultados ganha força esta semana, com empresas que representam um terço da capitalização de mercado do S&P 500 a divulgar os seus resultados - a Meta, Microsoft e Tesla apresentam contas na quarta-feira e a Apple na quinta-feira. E os investidores seguirão de perto estas divulgações de resultados, já que estas empresas estão sob pressão para mostrar que os avultados investimentos que têm sido feitos na área da inteligência artificial estão a dar frutos.

Nesta linha, os investidores aproveitaram para aumentar a sua exposição às ações de grandes tecnológicas. “Os analistas aguardam pacientemente por mais detalhes sobre as iniciativas [das empresas em torno da] IA, o ritmo dos investimentos e os lucros esperados para avaliar melhor se o tema pode continuar a impulsionar este mercado em alta”, disse à Bloomberg Jose Torres, da Interactive Brokers.

Já no plano da política monetária, espera-se que os decisores da Reserva Federal mantenham as taxas diretoras inalteradas nesta quarta-feira, após três cortes consecutivos no final de 2025.

Esta é uma semana importante, com os resultados das megacaps e [a decisão] do FOMC”, referiu à agência de notícias financeiras Jonathan Krinsky, da BTIG. “Se tudo correr bem, sem grandes percalços, deverá haver alguma compressão da volatilidade, o que seria outro fator favorável”, acrescentou.

Entre os movimentos do mercado, os novos recordes dos metais preciosos impulsionaram os ganhos de empresas ligadas ao setor mineiro. Nesta linha, a Newmont subiu 1,30%. Já no que toca ao setor tecnológico, a Coreweave ganhou mais de 5%, depois de ter garantido um investimento adicional de 2 mil milhões de dólares da Nvidia para acelerar a construção de centros de dados especializados em IA até 2030.

Quanto às "big tech”, a Nvidia cedeu 0,64%, a Meta pulou 2,06%, a Apple somou 2,97%, a Alphabet valorizou 1,57%, a Amazon caiu 0,31% e a Microsoft subiu 0,93%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio