Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O que dá para pagar com o valor da Apple em bolsa?

Esta semana, a empresa norte-americana superou o patamar dos 2 biliões de dólares, em termos de capitalização de mercado. O Negócios reúne, numa fotogaleria, uma série de coisas que seria possível comprar com este valor.

Salário mínimo em Portugal

Salário mínimo em Portugal
189.769.615 vezes
O salário mínimo nacional (SMN) em Portugal é de 635 euros por mês, o que dá 8.890 euros por ano. O valor de mercado da Apple pagava o SMN a 189 milhões de pessoas em Portugal.

Bugatti La Voiture Noir

Bugatti La Voiture Noir
101.021 vezes
O carro mais caro do mundo custa 16,7 milhões de euros. A capitalização bolsista da fabricante de iPhones dava para comprar mais de 100 mil exemplares do Bugatti La Voiture Noir.  

Passe do João Félix

Passe do João Félix
14.059 vezes
O futebolista João Félix custou aos cofres do Atlético de Madrid qualquer coisa como 120 milhões de euros, tendo sido uma das transferências mais caras de sempre da história do futebol. Ainda assim, o valor da Apple dava para comprar mais de 14 mil João Félix.

Orçamento do SNS para este ano

Orçamento do SNS para este ano
147 vezes
O orçamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) português para este ano é de 11,5 mil milhões de euros. O valor de mercado da empresa liderada por Tim Cook daria para pagar 147 SNS. 

Doses de vacinas contra covid-19

Doses de vacinas contra covid-19
40.000.000.000 vezes
Estima-se que uma dose da vacina contra o coronavírus possa custar à volta de 50 dólares por pessoa, um valor facilmente suportável em comparação com o valor da Apple. A sua capitalização daria para cerca de 40 mil milhões de doses desta vacina, o suficiente para vacinar toda a população mundial, mais do que 5 vezes. 

Tesla Model X

Tesla Model X
15.821.783 vezes
O modelo mais caro da empresa de Elon Musk à venda em Portugal é o Tesla Model X na versão Performance, que custa à volta de 107 mil euros. O valor da fabricante de iPhones dava para quase 16 milhões deste modelo.

Uma noite na suite mais cara do mundo

Uma noite na suite mais cara do mundo
18.955.639 vezes
O quarto de hotel mais caro do mundo é no Empathy Suite, a jóia da coroa do hotel Palm Casino, situado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Cada noite nesta suíte pode custar 89 mil euros. O valor de Apple daria para passar o resto da vida naquele quarto de hotel. Equivale a 19 milhões de dormidas. 

PIB de Portugal

PIB de Portugal
8 vezes
O PIB (produto interno bruto) de Portugal é de 212 mil milhões de euros. Um valor oito vezes inferior à capitalização da rainha de Wall Street. Em todo o mundo só sete países têm um PIB maior que o valor da Apple: França, Reino Unido, Índia, Alemanha, Japão, China e EUA.

PIB doa EUA

PIB doa EUA
9%
O valor da Apple equivale a 9% do PIB (produto interno bruto) da maior economia do mundo.

Fundo de recuperação da UE

Fundo de recuperação da UE
2,25 vezes
O Conselho Europeu aprovou, no mês passado, o envelope de 750 mil milhões para almofadar o impacto da atual crise. O valor da Apple daria para mais de dois orçamentos destes.

Balanço da Reserva Federal dos EUA

Balanço da Reserva Federal dos EUA
29%
O balanço total da Reserva Federal dos Estados Unidos está em máximos históricos nos 7 biliões de dólares, pelo que, o valor da Apple representa apenas 29% deste montante.

Impacto da pandemia

Impacto da pandemia
17%
Para se ter ideia do impacto que a atual pandemia está a provocar em todo o mundo, a capitalização da empresa norte-americana corresponde apenas a 17% da perda estimada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB (produto interno bruto) mundial de 12 biliões de dólares. 

Capitalização bolsista do PSI-20

Capitalização bolsista do PSI-20
29 vezes
A bolsa de Lisboa tem perdido valor nos últimos anos, com a saída de bolsa de várias empresas, e a perda de valor de outras que continuaram. Assim, a Apple vale 29 vezes mais do que a capitalização total do índice PSI-20, que não chega a 58 mil milhões de euros.

Capitalização bolsista da da EDP

Capitalização bolsista da da EDP
98 vezes
A EDP - Energias de Portugal é a cotada mais valiosa da bolsa portuguesa. Ainda assim, precisava de se multiplicar por 98 para chegar ao valor total da Apple.

Capitalização bolsista do índice DAX

Capitalização bolsista do índice DAX
1,33 vezes
A Apple já tinha superado o valor do índice alemão no final do ano passado, mas voltou a perder a corrida. Contudo, agora não há dúvidas: vale mais 1,33 do que a capitalização de todas as 30 maiores cotadas que integram o principal índice da bolsa germânica. 

Capitalização bolsista do Nasdaq-100

Capitalização bolsista do Nasdaq-100
5%
O grupo das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos concentra cada vez mais representação no índice geral do setor. Só a Apple equivale a 5% de todo o Nasdaq 100.  

Capitalização bolsista dos 28 maiores bancos dos EUA

Capitalização bolsista dos 28 maiores bancos dos EUA
2 vezes
O setor bancário, em tempos o setor mais valioso do mundo, tem ficado para trás nesta corrida, com as tecnológicas a distanciarem-se dos bancos a toda a velocidade. Agora, só a Apple vale duas vezes mais do que os 28 maiores bancos dos Estados Unidos juntos. 

iPhone11

iPhone11
2.035.044.484 vezes
Com o valor total da capitalização de mercado da Apple era possível comprar mais de 2 mil milhões de iPhones 11, que em Portugal custam, sensivelmente, 829 euros.

Investimento previsto no aeroporto do Montijo

Investimento previsto no aeroporto do Montijo
1.467 vezes
O novo aeroporto que está a ser planeado para o Montijo dividiu opiniões sobre a sua necessidade, tendo em conta o preço estimado para a sua construção (1,15 mil milhões de euros). Com a capitalização da Apple construíam-se quase 1.500 aeroportos, iguais ao que deverá nascer no Montijo.

Real Madrid

Real Madrid
472 vezes
De acordo com a revista Forbes, o Real Madrid é o clube de futebol mais valioso do mundo, com uma avaliação que supera os 4,2 mil milhões de dólares. Ainda assim, uma Apple equivale a 472 Real Madrid. 
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...
A Apple tornou-se a primeira empresa cotada na história dos Estados Unidos a superar a avaliação de mercado de 2 biliões de dólares, na semana que agora finda, num ano atípico para o setor tecnológico, que vincou ainda mais a sua hegemonia no mundo das bolsas. Em apenas dois anos, a Apple engordou 1 bilião de dólares. O mesmo que nos primeiros 38 anos anteriores, quando começou a cotar em bolsa.

Esta fotogaleria mostra-lhe um paralelo entre o valor total da Apple e outros bens, passes de jogadores de futebol, bolsas de outros países ou indicadores económicos. 

Num ano marcado por uma pandemia e a maior contração económica da história dos Estados Unidos, a Apple conseguiu valorizar cerca de 59%.

Desde que se juntou ao clube das "trillion-dollar-babies", a 2 de agosto de 2018, a empresa valorizou 124%. Só nos últimos cinco meses, desde os mínimos de março devido ao choque da pandemia, a Apple mais do que duplicou a sua capitalização. Neste momento existem várias empresas norte-americanas acima da marca de 1 bilião de dólares. São elas a Apple, a Amazon, a Microsoft e a Alphabet, dona da Google.

Em todo o mundo, apenas a petrolífera estatal Saudi Aramco tinha ultrapassado a barreira dos 2 biliões de dólares, em termos de capitalização de mercado. Aconteceu por breves horas, em dezembro do ano passado, no seu segundo dia de negociação em bolsa. 

Esta marca foi atingida pela Apple muito antes da previsão de alguns analistas. Ainda este mês, numa nota da casa de analistas Wedbush, assinada por Daniel Ives e Strecker Backe, ambos consideravam que "a Apple será a primeira empresa a ter uma avaliação superior a 2 biliões de dólares", mas apenas em 2021. 
Ver comentários
Saber mais Apple economia negócios e finanças
Outras Notícias