Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal volta a cair em ranking global da competitividade digital

É na preparação para o futuro que Portugal classifica pior – o 41.º  lugar – e na qual tem a maior quebra.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 01 de Outubro de 2020 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Portugal desceu novamente no Ranking de Competitividade Digital do IMD World Competitiveness Center, uma tendência que mantém há dois anos.

 

Olhando aos três fatores que influenciam o ranking, é na preparação para o futuro que Portugal classifica pior – o 41.º  lugar – e na qual tem a maior quebra, pois desceu sete posições desde 2019. A prejudicar esta classificação esteve sobretudo a Agilidade nos Negócios, com o país a demonstrar alguma dificuldade em transpor o Conhecimento para a realidade das empresas. Nesta subcategoria, Portugal só consegue o 57.º lugar. 

 

A tecnologia é o segundo maior "calcanhar de Aquiles", mantendo o 38.º lugar do ano anterior. Dentro desta categoria, é na disponibilidade de capital que o país está pior, e a regulação é o que mais impulsiona a classificação de forma positiva.

No que toca ao conhecimento também cai, mas fica pela 33.ª posição, reflexo de mexidas na tabela, apesar de o país até apresentar melhorias. O talento é maior fator impulsionador dentro do conhecimento, ascendendo ao 24.º lugar, mas a educação fica apenas pela 38.ª posição. 

 

Desta forma, Portugal posiciona-se perto da metade da tabela, que inclui 63 países, e à frente de apenas 8 países da União Europeia. O ranking dos países mais competitivos no Digital em todo o mundo continua a ser liderado pelos EUA, seguido por Singapura e Dinamarca, que substitui a Suécia no pódio.

 

Este ranking é elaborado pelo IMD que, em Portugal, conta como parceira a Porto Business School.

Ver comentários
Saber mais Portugal Ranking de Competitividade Digital do IMD World Competitiveness Center Digital IMD economia negócios e finanças
Outras Notícias