Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Smartphones: Samsung reforça liderança e rouba mercado à Apple

A Samsung terminou o segundo trimestre com quase 10 pontos percentuais de distância da Apple em quota de mercado, num período em que as marcas asiáticas foram as únicas que aumentaram as suas vendas. A venda de iPhones deslizou 7,7%.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 18 de Agosto de 2016 às 17:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Samsung vendeu 76,743 milhões de smartphones no segundo trimestre do ano em todo o mundo. Este número corresponde a um aumento de 6,48%, ou 4,67 milhões de unidades, face ao segundo trimestre do ano passado, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 18 de Agosto, pela Gartner.

 

Os dados divulgados mostram que a tecnológica sul-coreana reforçou a liderança no mercado. Não só porque aumentou as suas vendas, mas também porque a Apple, a sua principal rival, registou uma quebra de 7,7% nas vendas do segundo trimestre. A americana vendeu menos 3,69 milhões de equipamentos do que há um ano.

 

No total, foram vendidos 344,36 milhões de smartphones em todo o mundo, mais 14 milhões do que no ano anterior, segundo a mesma fonte. A Gartner sublinha que a venda total de telemóveis caiu 0,5%, com apenas cinco fabricantes, entre os 10 maiores, a registar aumento de vendas. E tirando a sul-coreana Samsung, as únicas fabricantes que aumentaram as suas vendas foram chinesas: Huawei, Oppo, Xiaomi e BBK Communication.


"A procura por smartphones ‘premium’ abrandou no segundo trimestre de 2016, com os consumidores à espera de novos lançamentos no segundo semestre do ano", explica Anshul Gupta, administrador da Gartner, citado em comunicado.

 

Aliás, o top cinco é composto por três marcas chinesas: a Huawei, com 8,9% do mercado, o que corresponde a mais de 30,6 milhões de equipamentos vendidos; a Oppo, que há um ano tinha menos de 3% do mercado e que no final do segundo trimestre disparou para 5,4% (18,5 milhões); e a Xiaomi, com 4,5% de quota de mercado.

 

Por sistema, o Android domina o mercado, com uma quota de 86,2%, a anos-luz do rival mais próximo, o iOs, que tem 12,9% do mercado. O sistema usado nos equipamentos da Apple perdeu inclusivamente mercado, já que no segundo trimestre do ano passado tinha uma quota de 14,6%. O sistema Android foi mesmo o único que cresceu no período em análise. O Windows, deslizou de 2,5% para 0,6%, o Backberry passou de 0,3% para 0,1% enquanto os outros sistemas são responsáveis por 0,2% do mercado. 

Ver comentários
Saber mais Samsung Apple smartphone iPhone Galaxy telemóveis smartphone
Mais lidas
Outras Notícias