pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Spotify em conversações para comprar SoundCloud

Os suecos do serviço de “streaming” de música Spotify querem avançar com a compra dos rivais alemães SoundCloud, segundo avançou o Financial Times.

spotify
spotify DR
Negócios 29 de Setembro de 2016 às 12:34

A Spotify, empresa sueca que tem um dos mais conhecidos serviços de "streaming" de música do mundo, está em conversações com os alemães da SoundCloud, segundo adiantou o Financial Times, citando fontes próximas do processo.

A Bloomberg já tinha noticiado em Junho que os fundadores da SoundCloud estavam à procura de compradores ou investidores para explorar opções estratégicas da companhia.

O objectivo é competir cada vez mais com a Apple e a Amazon, sendo que a companhia alemã conseguiu angariar 100 milhões de dólares em Junho (89 milhões de euros) de um grupo de investidores, incluindo o Twitter e estava avaliada em 700 milhões de dólares (624 milhões de euros). Ainda não são conhecidos valores para o negócio, que pode não avançar.

O lançamento de serviços de "streaming" da Apple e da Amazon está a colocar em perigo as empresas independentes, que podem ter que optar pela consolidação para sobreviver. O Spotify conta com 40 milhões de subscritores e a Apple Music tem 17 milhões. Nem a empresa sueca nem os alemães comentaram a notícia do FT.

O SoundCloud nunca conseguiu apresentar lucros, apesar de ter 135 milhões de músicas, com "remixes" e novos artistas cobiçados pelos competidores.

Em 2014, a empresa registou um volume de negócios de 17,4 milhões mas fechou com perdas operacionais de 39 milhões. A partir daí, a SoundCloud não divulgou mais números. A empresa acabou também por abandonar um tarifário mais barato, que lhe dava vantagem.

No ano passado, a Spotify tentou avançar com o negócio, mas desistiu face ao preço pedido. Depois do investimento do Twitter, as empresas voltaram a falar, mas novamente falharam nas negociações. O Spotify poderá avançar para a bolsa para o próximo ano. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio