pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tecnológica Unbabel comprada pela americana TransPerfect

CEO admite que a operação traz sobreposição de funções. Sede em Lisboa da TransPerfect vai tornar-se um "centro-chave" na Europa.

Tecnológica está presente em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
Tecnológica está presente em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Tiago Sousa Dias
22 de Agosto de 2025 às 13:16

A gigante norte-americana TransPerfect, que atua na área da tradução recorrendo ferramentas de inteligência artificial (IA), comprou a tecnológica portuguesa Unbabel. A notícia foi avançada numa entrevista do fundador e presidente executivo da Unbabel, Vasco Pedro, ao  e confirmada, mais tarde, em comunicado. O valor da operação ainda não é conhecido. 

A operação prevê a aquisição total da Unbabel pela TransPerfect. A equipa da Unbabel vai passar a integrar as operações da TransPerfect em Lisboa e a sede da empresa norte-americana em Lisboa passa a ser "um centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa". A ideia é juntar sinergias e Vasco Pedro assegura, ao Eco, que "não há qualquer plano da Unbabel como marca desaparecer".

A empresa portuguesa – atua também na área da tradução automática através de IA – conta que, com esta operação, a tecnologia que desenvolve passe a ter "uma plataforma global para escalar" e Vasco Pedro vai manter-se, por enquanto, na empresa para "supervisionar a integração". Diz, por isso, que este negócio representa "um marco de elevada importância para a inovação portuguesa".

"A natureza complementar da tecnologia e da equipa da Unbabel reforça ainda mais as capacidades de IA já existentes da TransPerfect", refere a empresa portuguesa, em comunicado. "A integração dos recursos da Unbabel – desde LLMs proprietários até talento de investigação de nível mundial – expande de forma significativa a gama de soluções de IA disponíveis para os clientes", acrescenta.

Contactada pelo Negócios sobre se essa operação irá envolver despedimentos, fonte oficial da empresa remete para as declarações de Vasco Pedro, que refere, em entrevista ao Eco, que há "overlap" em algumas funções. "A vasta maioria das pessoas da Unbabel vão passar para a TransPerfect", assegura, mas "há sempre algumas posições duplicadas e que têm que ser resolvidas".

A empresa fundada em 2013 por Vasco Pedro tem como missão "eliminar barreiras linguísticas e ajudar marcas globais a conquistar a confiança dos seus clientes". Foi a primeira startup portuguesa alguma vez aceite na "aceleradora" norte-americana Y Combinator, um marco que considera ter impulsionado a sua "ambição global". Evoluiu de uma plataforma de tradução "human-in-the-loop" para grandes modelos de linguagem (LLMs).

"Quando começámos a Unbabel em Lisboa, há doze anos, o nosso objetivo era simples: eliminar barreiras linguísticas com IA. Do TowerLLM ao COMET, a nossa equipa estabeleceu novas referências para a comunicação multilingue. (...) Juntar-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior", afirma Vasco Pedro, em comunicado. 

Por sua vez, Phil Shawe, presidente e co-CEO da TransPerfect, refere-se à Unbabel como "uma pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para uso em tradução" e afiança que a "combinação das pilhas tecnológicas" é "uma grande vitória" para os clientes que têm em comum.

Além de Portugal, a tecnológica está presente nos Estados Unidos, Reino Unido e Filipinas.

após ter avançado em 2020 com um corte de 35% no total de 250 trabalhadores devido ao impacto da covid-19 no negócio. Porém, em 2021, a empresa voltou a reforçar os quadros da empresa.

(notícia corrigida às 14h20. É a sede da TransPerfect que vai tornar-se um "centro-chave" na Europa e não a da Unbabel, como inicialmente tinha sido escrito)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio