Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vodafone Telecel patrocina divulgação da informação sobre radiações de antenas

A Vodafone Telecel vai investir 400 mil euros em equipamentos que avaliem as radiações electromagnéticas emitidas pelas antenas das operadoras, por forma a tranquilizar os habitantes e a promover um maior conhecimento do assunto.

Bárbara Leite 03 de Junho de 2003 às 17:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Vodafone Telecel vai investir 400 mil euros em equipamentos que avaliem as radiações electromagnéticas emitidas pelas antenas das operadoras, por forma a tranquilizar os habitantes e a tornar transparente o conhecimento sobre este assunto.

A segunda maior operadora móvel nacional assinou hoje um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Sintra (CMS) e o Instituto das Telecomunicações para a instalação de equipamentos que meçam as radiações das antenas, nesta primeira fase, no concelho de Sintra.

Este protocolo resulta das constantes preocupações das populações quanto aos eventuais efeitos nocivos para a saúde das emissões das radiações das antenas instaladas em prédios, escolas, hospitais e outros locais públicos.

«Há muitos anos, ninguém se preocupava com o campo electromagnético, mas desde há algum tempo surgiram as preocupações das radiações emitidas das antenas das operadoras de telefonia móvel», disse, esta tarde, Carlos Salema, presidente do Instituto das Telecomunicações, empresa privada sem fins lucrativos integrada por académicos.

O objectivo é fazer medidas das radiações em todo o país. Numa primeira fase, foram instalados cinco sondas medidoras fixas no concelho de Sintra- Palácio da Pena, Ramalhão, Portela de Sintra, Mercado Municipal de Rio de Mouro e Escola Secundária em Manique de Cima. Cada sonda fixa ou móvel custa 13 mil euros.

A ideia é que os equipamentos fiquem «dois a três meses» em cada município do país, adiantou Carlos Salema.

Até ao momento, das mediações não resultam preocupações para as populações. «Podemos ficar descansados que não há problemas do nível de radiações», destacou Luís Correia do Instituto das Telecomunicações.

As radiações medidas estão «cerca de 30 vezes abaixo dos limites mais restritivos», esclareceu a mesma fonte.

António Carrapatoso, presidente da Vodafone Telecel explica o patrocínio pelo facto das «pessoas só ficarem tranquilas se conhecerem sobre esta matéria».

A Vodafone Telecel [TLE] quer ser uma das três melhores empresas portuguesas, tendo em conta «prestigio da marca, qualificação e satisfação de colaboradores e satisfação de clientes, bem como pelos investimentos, como este, em responsabilidade social», referiu Carrapatoso.

Os receios sobre as radiações electromagnéticas poderão ser dissipados com o conhecimento «online», através da morada www.lx.it.pt/item, da informação recolhida pelos equipamentos de medição.

«Achamos que também temos essa obrigação de contribuir para que haja benefícios indirectos da nossa actividade», revelou Carrapatoso.

Ver comentários
Outras Notícias