pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Elon Musk desafia decisão de justiça brasileira sobre o X

O dono da rede social X pede a demissão do juiz que ordenou a suspensão de contas naquela plataforma.

elon musk tesla twitter
elon musk tesla twitter Patrick Pleul / Pool / Reuters
07 de Abril de 2024 às 20:44

Depois de o Supremo Tribunal do Brasil ter ordenado à plataforma X (ex-Twitter) que bloqueasse algumas contas, Elon Musk, dono daquela rede social, desafiou a decisão e criticou duramente o juiz responsável pela sentença.

Num primeiro momento, Elon Musk anunciou que a X estava a levantar todas as restrições que tinham sido ordenadas pelo juiz Alexandre de Moraes e avisou que iria divulgar detalhes da sentença - apesar de o juiz ter expressamente proibido essa publicação.

Depois, num segundo post, o magnata não poupou nas críticas a Alexandre de Moraes. "Este juiz traiu de forma descarada e repetida a constituição e o povo do Brasil", escreveu Elon Musk no X, citado pela Reuters. "Deve demitir-se ou ser destituído. Vergonha @Alexandre, vergonha".

"Este juiz aplicou multas enormes, ameaçou prender os nossos funcionários e cortou o acesso à X no Brasil", escreveu Elon Musk, dramatizando as consequências da decisão: "Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos de encerrar o nosso escritório lá", ameaçou Musk. "Mas os princípios são mais importantes do que o lucro".

Reagindo à atitude do fundador da Tesla e da Space X, o advogado-geral da União (procurador-geral) do Brasil apontou o dedo a Musk. "Não podemos conviver numa sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controlo de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando as nossas autoridades", escreveu Jorge Messias no X.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio