Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

WhatsApp foi a "app" com mais downloads em 2019. TikTok surge em segundo

A rede social de troca de mensagens detida pelo Facebook superou a casa-mãe em número de downloads. A chinesa TikTok continua a ganhar força e destaca-se no segundo lugar.

Bloomberg
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 27 de Janeiro de 2020 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Em 2019, a aplicação mais descarregada para smartphones em todo o mundo foi a rede social WhatsApp, detida pelo Facebook, segundo um relatório da Sensor Tower, uma agregadora de dados sobre smartphones, divulgado pela Marketeer

A rede social de conversação teve um aumento de 39% no número de downloads feitos em telemóveis, no último trimestre do ano, o que lhe permitiu acabar 2019 como a aplicação com mais downloads, segundo o relatório da empresa, que juntou os dados do Google Play e da App Store.  

Atrás do WhatsApp, surge a nova estrela das redes sociais Tiktok, que entre outubro e dezembro teve um aumento homólogo de 6%, em termos de downloads, para os 220 milhões. No último mês do ano cresceu principalmente no mercado indiano (37% do total de descarregamentos) e no Brasil (10% do total).

A TikTok nasceu em novembro de 2017 depois de a chinesa ByteDance ter comprado a aplicação Musical.ly, por mil milhões de dólares, que fundiu com a Douyin, uma plataforma da sua autoria que permitia criar e partilhar vídeos curtos que poderiam tornar-se virais.
O fundamento manteve-se, mas a popularidade explodiu, tendo, atualmente, mais de 800 milhões de utilizadores (mais de metade situados na China).

No final do ano, o Messenger, também do Facebook, foi a quarta aplicação mais descarregada, à frente do próprio Facebook e do Instagram, também da empresa de Mark Zuckerberg. 

A tabela das dez aplicações mais descarregadas é completada por Shareit, Likee, YouTube, Club Factory e Snapchat.

No total, os utilizadores da App Store (do sistema iOS) e Google Play (sistema Android) fizeram 114,9 mil milhões de downloads no ano passado, o que significa um aumento de 9,1% face ao ano anterior.
Ver comentários
Saber mais Facebook WhatsApp Marketeer TikTok Sensor Tower Google Play e da App Store ciência e tecnologia tecnologia (geral)
Mais lidas
Outras Notícias