Angolanos da Unitel avançam para tribunal contra PT Ventures
Os accionistas angolanos da Unitel interpuseram esta segunda-feira, 12 de Outubro, num tribunal de Luanda, uma acção judicial, num tribunal de Luanda, contra a PT ventures, por esta ter passado a sua participação de 25% na operadora angolana para a brasileira Oi.
PUB
O fundamento desta acção, segundo os accionistas da Unitel, entre os quais se encontram Isabel dos Santos, é por incumprimento do acordo parassocial da Unitel, nomeadamente na sequência da mudança de controlo da posição accionista.
A PT tinha uma participação de 25% na Unitel, a qual estava parqueada da PT Ventures, que entretanto passou para as mãos da operadora Oi, num âmbito do processo de fusão entre as operadoras portuguesa e brasileira.
PUB
A operadora de telecomunicações angolana sustenta que segundo o referido acordo parassocial e a Lei das Sociedades Comerciais, a Portugal Telecom devia ter cumprido o estatuído direito de preferência ao transaccionar a sua participação na Unitel com outras entidades.
Igual procedimento está a ser seguido pela CV Telecom (Cabo Verde) contra a PT Ventures, no tribunal da Cidade da Praia.
PUB
A Samba Luxo, parceira da PT na Africatel, também avançou com uma acção contra a PT Ventures em Paris na ICC - Câmara de Comércio Internacional.
Estas duas entidades alegam que, tendo havido mudança de accionista e venda de participação a terceiros, verificou-se uma violação do acordo parassocial nomeadamente dos direitos de preferência.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais UJnitel Oi PT Isabel dos Santos Samba Luxo CV Telecom PT Ventures Isabel dos Santos AngolaMais lidas
O Negócios recomenda