Filhos de Trump lançam o "Trump Mobile", um telemóvel "made in US"

Império Trump avança para as telecomunicações. "Smartphone", com preço de 499 dólares, com serviço associado, com tarifário mensal de 47,45 dólares, tem data de lançamento prevista para setembro.
Alex Brandon
Diana do Mar 16 de Junho de 2025 às 16:20

A Organização Trump anunciou que vai lançar um "smartphone",  de 499 dólares, com um serviço de telemóvel associado, um pacote que vai contar com redes sem fios e "hardware" dos Estados Unidos.

O  "Trump Mobile" foi revelado, esta segunda-feira, pelos filhos do presidente norte-americano, Eric e Donald Trump Jr., num evento na "Trump Tower", para assinalar dez anos do anúncio da candidatura do pai às eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016.

PUB

Segundo a , o novo serviço vai oferecer um plano de 47,45 dólares por mês, que inclui chamadas, mensagens de texto e dados ilimitados, a par com outros serviços associados, como assistência em viagem (através do "Drive America") ou benefícios ao nível da telemedicina e farmácia.

A Organização Trump, que gere os negócios e os investimentos de Donald Trump, cujo controlo passou para os seus filhos, após chegar à Casa Branca, vai também vender um "smartphone". Segundo a cadeia de televisão norte-americana, o "T1", que parece ter uma estrutura metálica dourada com uma bandeira norte-americana gravada.

A data de lançamento está prevista para setembro, estando já disponível a opção de pré-reserva. O "smartphone", que funciona com o Android 15, tem um ecrã Amoled (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz Orgânico de Matriz Ativa) de 6,8 polegadas e uma câmara frontal de 16 megapíxeis. Outras especificações incluem 12 gigabytes de memória RAM e 256 de capacidade de armazenamento, a somar a uma câmara principal de 50 megapíxeis.

PUB

A nova investida figura como o mais recente exemplo de como o império dos negócios de Trump está a capitalizar da sua associação ao cargo. Tanto o nome do serviço sem fios - "O 47.º Plano" - como o valor do tarifário mensal (47,45) fazem referência ao republicano, que se tornou no 45.º Presidente dos Estados Unidos quando assumiu o primeiro mandato e que, agora, no segundo, figura como o 47.º. Além disso, segundo um "screenshot" disponível no "site", o futuro telemóvel apresenta no ecrã o "slogan" da campanha de Trump: "Make America Great Again", ou seja, "tornar a América grande de novo".

À semelhança de um conjunto de outros produtos que Trump e as suas empresas lançaram durante a sua carreira política — desde relógios, a sapatilhas até a Bíblias — a incursão no ramo das telecomunicações assenta sobretudo num contrato de licenciamento.

"Estabelecemos parcerias com algumas das melhores pessoas da indústria para garantir que os verdadeiros americanos obtém o verdadeiro valor das suas operadoras móveis", afirmou Trump Jr., citado pela Bloomberg.

PUB

Segundo a agência de notícias, as empresas que compram capacidade de rede a um dos três maiores operadores sem fios dos Estados Unidos - conhecidas como operadoras de redes virtuais móveis (MVNO), as quais oferecem serviços de telefonia móvel utilizando a infraestrutura de outras maiores - figuram como uma categoria cada vez mais procurada para alcançar nichos de mercado.

Segundo a informação constante no rodapé do, segundo os meios de comunicação norte-americanos, dado que o portal estava indisponível  a esta hora "devido ao elevado tráfego", "o Trump Mobile, os seus produtos e serviços não são desenhados, desenvolvidos, produzidos, distribuídos ou vendidos pela Organização Trump nem por nenhuma das suas afiliadas".

Pub
Pub
Pub