Huawei ganha contrato com a Telefonica para expandir 5G na Alemanha
A chinesa Huawei Technologies ganhou um concurso para colaborar com a unidade alemã da Telefonica, a par da Nokia, para a construção e expansão de uma rede de quinta geração da internet.
PUB
O anúncio, feito pela Telefonica e divulgado pela Bloomberg, foi uma boa notícia para a Huawei, principalmente depois de a Deutsche Telekom ter decidido deixar de encomendar equipamento de fornecedores chineses.
O Governo alemão está atualmente a desenhar um plano de segurança para a expansão da rede 5G, de forma a certificar algumas estações e antenas. Apesar das acusações constantes de que a Huawei se está a aproveitar do seu conhecimento na matéria para efeitos de espionagem, a empresa chinesa tem lutado contra tais incriminações.
PUB
Agora, a Huawei e a Nokia vão dividir o trabalho em partes iguais e serão as responsáveis por fornecer a última geração da internet à Telefonica, que disse que ambas as aliadas já provaram ser "parceiros estratégicos".
A cooperação com ambas as empresas "vai ser sujeita a várias etapas de certificação da tecnologia", disse a Telefonica, adiantando que a empresa "está a ter em conta os desenvolvimentos políticos sobre o plano de segurança, sem atrasar o início da expansão do 5G".
PUB
As ações da empresa caíram 3,8% na bolsa de Frankfurt, depois de a empresa ter dito que poderá cortar o dividendo relativo à operação de 2019 para 17 cêntimos por ação, dos anteriores 27 cêntimos.
Saber mais sobre...
Saber mais Huawei China EUA 5G rede móvel guerra comercial tecnologia Telefonica Alemanha Nokia OyjAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda