Operadoras francesas voltam à carga para desmembrar Altice em França
As operadoras francesas Bouygues Telecom, Free-Grupo Iliad Group e Orange estão a estudar uma nova oferta para adquirir a "grande maioria" dos ativos da SFR, operadora da Altice em França. A anterior oferta, que avaliava os ativos de Patrick Drahi em 17 mil milhões de euros, foi rejeitada pela Altice em outubro.
Segundo fontes citadas pelo "Financial Times", os três rivais da Altice em França querem agora fazer uma oferta mais ampla, num esforço para simplificar o processo de venda para Drahi, que está a braços com dívidas milionárias. Além da SFR, a Altice em França possui operações na Intelcia, na empresa de centro de dados UltraEdge e na rede de banda larga XpFibre, mas estas estão excluídas do negócio, bem como a Altice Technical Services e as atividades nos territórios ultramarinos.
PUB
Em termos de "enterprise value", a oferta apresentada no mês passado conferia um valor de 21 mil milhões à Altice France. Agora, as rivais vão ter de se esmerar por apresentar um valor maior. A alienação da SFR iria reduzir o número de operadores no mercado de telecomunicações francês de quatro para três, mas deve enfrentar um forte escrutínio regulatório.
As fontes apontam que o consórcio está a tentar fechar um acordo antes da primavera de 2026, no mesmo instante em que a Orange deverá concluir a aquisição dos outros 50% de sua subsidiária espanhola MasOrange, por 4,25 mil milhões de euros, o que deverá então impulsionar o regulador a verificar todos os interesses pela SFR.
A Bouygues irá pagar 43% do valor a entregar à Altice France, enquanto a Free-Groupe Iliad pagará 30% e os remanescentes 27% ficam a cargo da Orange.
PUB
Patrick Drahi tem vindo a desmantelar o império que construiu, depois de a dívida de 60 mil milhões de dólares contraída há uma década começar a pressionar as contas. O empresário conseguiu reestruturar as dívidas da empresa de telecomunicações, tendo inclusivamente vendido ativos para acalmar os credores.
Saber mais sobre...
Saber mais Equipamentos de telecomunicação Reestruturação e recapitalização Crédito e dívida Serviços de telecomunicações França SFR Patrick Drahi MásOrange Iliad Italia Bouygues Telecom IliadMais lidas
O Negócios recomenda