SpaceX de Musk compra licenças de telecomunicações à EchoStar por 17 mil milhões de dólares
A SpaceX, empresa de Elon Musk e proprietária da rede de satélites Starlink, vai comprar licenças de espectro de telecomunicações à EchoStar, num negócio avaliado em 17 mil milhões de dólares (cerca de 14,5 mil milhões de euros ao câmbio atual).
A EchoStar confirmou que a empresa de Musk vai pagar até 8,5 mil milhões de dólares em dinheiro e até 8,5 mil milhões em ações da SpaceX.
PUB
O acordo abrange a compra das licenças de espectro AWS-4 e H-block, frequências detidas pela Echostar e designadas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos (EUA) para comunicações por satélite.
No início deste ano, a FCC iniciou uma auditoria às licenças da EchoStar, já depois de a SpaceX ter reclamado que a empresa liderada por Charlie Ergen não estaria a dar uso às valiosas faixas de frequência de ondas rádio que detém. Nesta linha, os reguladores federais norte-americanos têm pressionado a companhia a alienar parte das suas frequências por falta de utilização.
A Echostar tem atravessado um período difícil e deverá utilizar os rendimentos deste negócio para liquidar parte da sua dívida, bem como para financiar as suas operações contínuas e iniciativas de crescimento, de acordo com o comunicado divulgado nesta segunda-feira.
PUB
No mês passado, a EchoStar concordou em vender licenças de espectro à AT&T por cerca de 23 mil milhões de dólares. Os ativos vendidos à AT&T tinham sido oferecidos pela EchoStar a outros potenciais compradores, incluindo a Starlink, informou na altura a Bloomberg.
Desde que a SpaceX lançou os seus primeiros satélites Starlink em 2019 – que visam fornecer serviços de telecomunicações a partir de satélites no espaço –, já conquistou cerca de 5 milhões de clientes em mais de 100 países.
Atualmente, a empresa de Musk tem uma parceria com a norte-americana T-Mobile, mas uma grande aquisição de espectro deverá permitir à companhia oferecer os seus próprios serviços de forma mais independente. Em reação às notícias, a EchoStar segue a valorizar mais de 20% antes da abertura do Nasdaq.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda