Aeroportos portugueses recebem 6,9 milhões de passageiros em maio
Os aeroportos nacionais movimentaram 6,9 milhões de passageiros em maio deste ano, correspondendo a um crescimento homólogo de 5,7% e significando um decréscimo face ao aumento de 8,1% que se observou em abril, motivado pelo efeito Páscoa.
Os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que 83,1% dos passageiros desembarcados nos aeroportos portugueses corresponderam a tráfego internacional, ou seja, chegaram 2,9 milhões de turistas só em maio, num aumento de 7%. Ainda que a maioria dos turistas tenha sido proveniente do continente europeu, o continente americano destacou-se por ter sido o segundo foco de origem dos turistas em solo nacional.
PUB
No total, o continente americano concentrou 9,4% dos total de passageiros desembarcados em maio deste ano, valor que aporta um crescimento de 12,2%, fruto também do aumento de ligações à América.
Entre janeiro e maio, o Reino Unido manteve-se como o principal país de origem e de destino dos voos para Portugal, com os passageiros desembarcados a crescer 2,8%, seguindo-se França, Espanha, Alemanha e Itália a fechar o top 5.
Os aeroportos registaram ainda o "desembarque médio diário de 112,9 mil passageiros, valor superior ao registado em maio de 2024, correspondendo a um crescimento de 6,1%". Em maio do ano passado tinha sido observado um desembarque médio de 106,4 mil passageiros por dia.
PUB
"Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos, com exceção do mês de fevereiro, tendo sido atingidos novos máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais nos meses de abril e maio", lê-se no relatório do INE.
O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi responsável por movimentar mais de metade do total de passageiros que chegou a Portugal desde o início do ano. A infraestrutura da Portela movimentou 14 milhões de passageiros em cinco meses, num acréscimo de 2,8% face ao período homólogo.
Contudo, a Portela tem espaço limitado para crescer e isso influenciou o crescimento homólogo. O aeroporto de Faro foi o que mais cresceu nos primeiros cinco meses do ano, tendo registado um aumento de movimentos de 7,6%, ou seja, a chegada de 3,4 milhões de turistas. Já o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, assistiu a um aumento de 5% ao movimentar 6,3 milhões de passageiros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Páscoa Portugal Instituto Nacional de Estatística Itália Lisboa FrançaMais lidas
O Negócios recomenda