António Costa: “país tem condições financeiras de assegurar projeto da alta velocidade sem sobressaltos"

O primeiro-ministro garantiu que há todas as condições para que nesta legislatura as três obras do projeto da alta velocidade sejam iniciadas.
Ricardo Castelo
Maria João Babo 28 de Setembro de 2022 às 11:46

O primeiro ministro António Costa voltou a defender esta quarta feira, na apresentação do projeto da alta velocidade Porto-Lisboa que "os projetos estruturantes para o país têm de ser objeto de grande consenso nacional", reafirmando o que defendeu desde 2015 de obtenção de dois terços de aprovação na Assembleia da República.

PUB

"É fundamental ancorar estas decisões para que não sejam soluções de pára-arranca", disse.

No caso da alta velocidade, António Costa considerou que "hoje o país tem condições financeiras de assegurar este projeto sem sobressaltos", lembrando que o plano nacional de investimentos (PNI) 2030 foi aprovado na Assembleia da República por grande maioria e que os acordos com autarquias estão devidamente consolidados.

PUB

O primeiro ministro disse ainda que na nova fase de avaliação ambiental estratégica o projeto ainda poderá ter ajustamentos mas frisou que "temos todas as condições de nesta legislatura as três obras poderem ser iniciadas".

"Já resolvemos problemas que herdámos. Estamos a deixar soluções para os que vierem", disse.

Saber mais sobre...
Saber mais António Costa Porto-Lisboa alta velocidade
Pub
Pub
Pub