Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alta velocidade entre Porto e Lisboa vai ter 60 serviços

Porto, Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão ter estações para a alta velocidade. IP prevê triplicar oferta e procura.

Ricardo Castelo
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 28 de Setembro de 2022 às 12:07
O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, avançou esta quarta feira, na apresentação do projeto da alta velocidade Porto-Lisboa que a nova linha vai permitir um total de 60 serviços por dia, além dos 17 na linha convencional inter-cidades. Uma operação que compara com os 25 serviços que são hoje feitos na linha do Norte entre as duas maiores cidades.

Carlos Fernandes salientou assim a triplicação da oferta de comboios, mas também da procura. "Esperamos manter os 6 milhões de passageiros na linha do Norte e com a alta velocidade crescer para 16 milhões", disse.

A nova linha vai ter estações no Porto, Gaia - em Santo Ovídio -, em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

De acordo com Carlos Fernandes, se hoje a ligação entre Porto e Lisboa, com três paragens, demora duas horas e 49 minutos, quando a primeira fase, Entreposto e Soure, estiver concluída às duas cidades ficarão ligadas numa hora e 49 minutos, enquanto que com a segunda fase, entre Soure e Carregado, diminuirá o tempo de viagem para uma hora e 19 minutos.

Quando toda a linha estiver em operação será possível viajar entre as duas cidades numa hora e 15 minutos.
Ver comentários
Saber mais Infraestruturas de Portugal Porto Carlos Fernandes Lisboa IP transporte ferroviário alta velocidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio