Estado deve 60 milhões de euros a empresas de transportes pelos passes gratuitos
O Estado deve cerca de 60 milhões de euros às empresas de transportes públicos, devido a atrasos nos pagamentos das compensações pelos passes gratuitos para jovens até aos 23 anos e antigos combatentes. Segundo o Jornal de Notícias, a situação, denunciada pela Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) e confirmada por várias comunidades intermunicipais, está a causar dificuldades de liquidez a muitos operadores, numa altura em que a procura pelos transportes públicos continua a aumentar.
“Estamos a receber o dinheiro muito tarde e os operadores estão a ser penalizados”, disse Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP, explicando que “no tarifário social dos jovens, os atrasos são superiores a 10 meses e nos passes dos antigos combatentes é de dois anos”.
PUB
O Ministério das Infraestruturas garante que os pagamentos de passes jovens gratuitos referentes a julho estão regularizados, mas as comunidades intermunicipais do Médio Tejo, Ave e Alto Alentejo admitem atrasos de vários meses. Já o Ministério da Defesa afirma ter liquidado 27,5 milhões de euros e prevê pagar mais 17,2 milhões até ao final do ano.
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Transportes Comunidades Médio Tejo Alentejo Ministério da DefesaMais lidas
O Negócios recomenda