Governo alarga apoios à compra de motos eléctricas
O Governo vai acomodar no Orçamento do Estado para 2018 a proposta apresentada pelo PAN e apoiar a aquisição de veículos eléctricos de duas rodas matriculados, adiantou ao Negócios o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.
PUB
O Executivo tinha já garantido que no próximo ano será mantido o apoio de 2.250 euros à compra de veículos eléctricos, através do Fundo Ambiental, estendendo-o agora a motociclos eléctricos. De fora ficarão as bicicletas. José Mendes adiantou que os valores do incentivo estão ainda a ser moldados, mas admitiu que possa aproximar-se dos 10% do valor, o que estará em linha, explicou, com o que acontece relativamente aos carros eléctricos.
O processo deverá ser ainda semelhante no que respeita à limitação do número de cheques concedidos. "Provavelmente vamos limitar", afirmou o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, que salientou, no entanto, que os valores das vendas de veículos eléctricos de duas rodas matriculados são ainda "residuais", razão pela qual acredita que sendo estipulado um limite de mil "não vai ser problema".
PUB
De acordo com o governante, a limitação da concessão destes apoios a veículos matriculados justifica-se pelo facto de "só nesses podermos ter controlo sobre o processo". Relativamente às bicicletas eléctricas, que ficarão de fora, explicou que não só há muita oferta no mercado como são hoje utilizadas para lazer. "No futuro se verá", afirmou.
O PAN apresentou na passada sexta-feira uma proposta de alteração ao Orçamento para 2018 no sentido da extensão do incentivo concedido ao carro eléctrico "a motociclos de duas rodas e ciclomotores eléctricos que possuam homologação europeia e estejam sujeitos a atribuição de matrícula, com exclusão daqueles classificados como enduro, trial, ou com sidecar".
PUB
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda