Governo aprova segunda PPP para a alta velocidade

O Executivo aprovou esta terça-feira uma resolução que autoriza a realização da despesa no âmbito do contrato de concessão, em regime de PPP, para o troço Oiã-Soure da alta velocidade.
alta velocidade, ferrovia, comboios
Miguel Baltazar
Maria João Babo 17 de Julho de 2024 às 10:16

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira no debate do Estado da Nação que o Governo aprovou ontem o lançamento da segunda parceria público-privada (PPP) para a alta velocidade ferroviária. 

PUB

Recordando que o Executivo decidiu já a localização no novo aeroporto em Alcochete e a alta velocidade Lisboa-Madrid, Luís Montenegro salientou "a prioridade assumida pelo Governo, que ainda ontem decidiu lançar a segunda PPP para a ligação Lisboa-Porto-Vigo entre Oiã e Soure". A intenção, disse, é "continuar a executar este projeto que é o projeto prioritário nas ligações da alta velocidade".

Esta terça-feira o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que autoriza a realização da despesa inerente à celebração do contrato de concessão, em regime de parceria público-privada, para a conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização das infraestruturas ferroviárias do troço Oiã-Soure, integrado no Programa Nacional de Investimento para a década de 2021 a 2030, no âmbito do projeto da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, é referido no comunicado do Executivo, que não avança mais pormenores.

PUB

A Infraestruturas de Portugal tinha já assumido a intenção de lançar o segundo concurso para a alta velocidade depois de entregues as propostas para o primeiro troço, o que aconteceu no passado dia 2, em que o consórcio da Mota-Engil foi o único a apresentar uma oferta válida.

O lançamento deste segundo concurso estava já previsto para este terceiro trimestre, tendo um valor estimado em cerca de 1,9 mil milhões de euros.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais alta velocidade ferrovia PPP
Pub
Pub
Pub