Governo avança com três concessões portuárias em 2026

Miguel Pinto Luz disse, na CNN Summit, que os terminais da Mitrena, da Silotagus e de um segundo terminal em Setúbal serão as primeiras três concessões a lançar, de um total de 15, que vão ser de 75 anos.
A concessão da Silotagus (antiga Silopor) avança em 2026.
Tiago Sousa Dias
16:50

O ministro das Infraestruturas revelou esta sexta-feira que no próximo ano Governo vai avançar com três novas concessões portuárias. Na CNN Summit, dedicada à economia do mar, Miguel Pinto Luz referiu que em 2026 o Executivo vai concretizar a privatização da Silotagus (antiga Silopor) e lançar as concessões de um segundo terminal em Setúbal e do terminal da Mitrena, atualmente concessionado à Lisnave.

"São as primeiras três num total de 15 concessões, que, no final, é a nossa expectativa que configurem um investimento privado de mais de 3 mil milhões de euros e um investimento público de mil milhões de euros", disse.

PUB

Estas concessões vão ser de 75 anos, o que confere "mais previsibilidade a estes investimentos de grande montante", disse o ministro, salientando que este investimento acontece após 30 anos em que o balanço "não é muito positivo" quando comparado com Espanha. "O nosso maior porto é Sines, que opera 50 milhões de toneladas, os maiores portos espanhóis operam todos muito mais, e os nossos segundos portos - Lisboa e Leixões - andam entre os 10 e 15 milhões". Houve "pouca ambição e pouco investimento", disse na CNN Summit.

O Governo aprovou em julho o plano Portos 5+, a concretizar até 2035, que envolve um investimento de 4 mil milhões de euros, dos quais 3 mil milhões por privados, e o lançamento de 15 novas concessões portuárias.

 A estratégia prevê um crescimento nos principais portos comerciais do continente até 2035 para atingir cerca de 125 milhões de toneladas de carga (mais 50% face a 2023), 6,5 milhões de TEU (mais 70%) e 3 milhões de passageiros (mais 30%).  Os objetivos passam ainda pela redução das emissões de CO2 em 80% e em ter 100% dos portos digitalizados.

PUB
Pub
Pub
Pub