Governo falha data para fim das obras de modernização na linha da Beira Alta
Mais uma vez, a data anunciada de 12 de novembro para a conclusão das obras de modernização Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso (202 quilómetros), não vai ser cumprida, avança esta segunda-feira o Público.
PUB
Esta é já a terceira vez que a Infraestruturas de Portugal falha o prazo anunciado para a reabertura deste troço da linha, com o qual o próprio ministro da Infraestruturas, João Galamba, também se comprometeu.
A linha da Beira Alta está em obras desde 2019, sendo que em abril de 2022 a IP encerrou o troço entre Pampilhosa e Guarda para poder levar a cabo as obras sem circulação de comboios. Esta interdição devia ter durado apenas nove meses, para reabrir a linha em janeiro de 2023. No entanto, em outubro de 2022 a IP adiou a reabertura mais de seis meses (devido aos efeitos da pandemia e da guerra) para julho de 2023. No final do ano passado, novo adiamento e o avanço de uma nova data para o fim das obras, que afinal também não vai ser respeitado.
PUB
A Linha da Beira Alta entrará em 2024 já com 53 meses de trabalhos de modernização.
Em causa está a quebra nas cadeias logísticas, a falta de mão-de-obra, a insuficiência de maquinaria no mercado e as dificuldades burocráticas do Código da Contratação Pública, entre outros problemas, como a necessidade de reposição de 30 quilómetros de cabos de alta tensão, que foram roubados.
PUB
Em maio de 2023, numa visita às obras em curso, João Galamba, comprometeu-se com a data de reabertura em novembro deste ano. "O nosso objetivo, é que estes trabalhos acabem o mais rápido possível, no dia 12 de novembro. É o prazo que está contratualizado e neste momento não temos informações de que esse prazo seja violado", disse então aos jornalistas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Vilar Formoso Beira Alta Linha da Beira Alta Pampilhosa IP João Galamba economia negócios e finanças política transportes construção e obras públicas autoridades locais obras públicasMais lidas
O Negócios recomenda