Ministra do Mar garante que há interesse de privados em Sines, Leixões e Lisboa
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, garantiu esta terça-feira no Parlamento que o governo já recebeu manifestações de interesse de investidores privados "quer no novo terminal de Lisboa, quer no novo terminal de Sines, quer no novo terminal de Leixões".
PUB
Na audição no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2017, a ministra salientou a importância da captação de investimento privado para o aumento da capacidade dos portos nacionais.
PUB
Ana Paula Vitorino realçou que entre 2006 e 2016 as estimativas apontam para que o aumento da movimentação de contentores tenha atingido os 180%. "Queremos fazer o mesmo na próxima década", sublinhou a governante, assumindo a intenção de chegar a um crescimento da ordem dos 200% nos próximos dez anos.
PUB
"Dai os investimentos no aumento de capacidade", frisou Ana Paula Vitorino, destacando que isso teria um efeito não só para os portos, mas também para as exportações nacionais e para a transferência da rodovia para o transporte marítimo.
PUB
Relativamente aos investimentos no conjunto da economia do mar, Ana Paula Vitorino salientou que, com base no levantamento feito pelo Executivo, as intenções de investimento do sector privado apontam para montantes superiores a dois mil milhões de euros.
PUB
Um valor que, acrescentou, levará a que tenha de haver um investimento público de 230 milhões de euros, a que se somam 110 milhões de fundos comunitários.
PUB
A ministra realçou contudo que não são investimentos para ser feitos em 2017, mas sim até 2022.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ana Paula Vitorino Parlamento Orçamento do Estado Ministra do Mar portos Sines Leixões LisboaMais lidas
O Negócios recomenda